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Governança, estratégia e desempenho

Governança

Os esforços institucionais empreendidos para alcance dos resultados estratégicos esperados também passaram a ser orientados a partir da definição dos macroprocessos que compõem a Cadeia de Valor da ESMPU. 

Ao observar as estruturas de liderança, estratégia e controle postas em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão com vistas à melhor prestação dos serviços públicos, tem-se, na ESMPU, a seguinte estrutura de governança, conforme base normativa em vigor: 

Estrutura de governança

Base normativa

Forma de atuação

Conselho Administrativo (Conad)

Regimento Interno da ESMPU – Aprovado pela Resolução Conad nº 5, de 22 de junho de 2020.

Colegiado

Diretoria-Geral (Dirge)

Regimento Interno da ESMPU – Aprovado pela Resolução Conad nº 5, de 22 de junho de 2020.

Em linha

Coordenações de Ensino

Regimento Interno da ESMPU – Aprovado pela Resolução Conad nº 5, de 22 de junho de 2020.

Em linha

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Regulamento da CPA – Aprovado pela Resolução Conad nº 4, de 1º de julho de 2019.

Colegiado

Comitê Consultivo de TI

Portaria ESMPU nº 118, de 14 de outubro de 2015.

Colegiado

 Quadro – Estrutura de governança da ESMPU

 

As estruturas de governança citadas direcionam, monitoram e avaliam as atividades finalísticas no âmbito da ESMPU, excetuando-se o Comitê de TI, que tem caráter consultivo e foco na governança de tecnologia da informação. 

Com isso, as estruturas de governança potencializam os valores gerados pelos macroprocessos da ESMPU, com destaque para os seguintes: Fortalecimento Institucional do MPU; Aperfeiçoamento e Aprimoramento do MPU; e Inovação no MPU – conforme informado pela Cadeia de Valor. 

Acerca do último ponto, a saber, a inovação, importa destacar a travessia pela qual vem passando a ESMPU rumo à completa transformação digital. 

Há alguns anos o digital tem sido o padrão. Foi com isso em perspectiva que o Poder Executivo criou a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022. Nela se afirma, claramente, “a transformação do governo por meio de tecnologias digitais” com base em alguns princípios, descritos no seguinte enunciado: “[...] em 2022 o governo será: 1) centrado no cidadão; 2) integrado; 3) inteligente; 4) confiável; 5) transparente e aberto; e 6) eficiente”. 

Esse documento foi um dos que orientaram as ações do Laboratório de Inovação e Aprendizagem (LIA) da ESMPU, criado em junho de 2020. Nesse período em que o mundo parou, em razão da primeira pandemia do século, as organizações foram desafiadas a se reinventarem e a absorverem inúmeras e impactantes transformações. 

Não foi diferente na ESMPU. Os colaboradores se adaptaram rapidamente a uma realidade mediada pela tecnologia, o que possibilitou que as atividades mantivessem níveis de qualidade similares ou mesmo superiores aos que havia anteriormente. Em 2022, a ESMPU entregou 246 atividades acadêmicas, o que se traduziu em mais de 3.970 horas de capacitação e 13.967 pessoas capacitadas. 

Nesse contexto, o Laboratório de Inovação e Aprendizagem continuou atuando na transformação do negócio da ESMPU, além de ter buscado entender a real demanda dos usuários como forma de redefinir e melhorar os serviços ofertados.


Planejamento estratégico 

Os planejamentos de curto, médio e longo prazo da ESMPU devem se orientar pelo Mapa Estratégico, disposto no PDI 2020–2024, cujo texto destaca o papel do plano de “solidificar a ESMPU enquanto instituição acadêmica e científica, numa visão sistêmica e evolucionária”. 

Esse mapa estratégico está organizado a partir da missão, da visão, dos valores institucionais e das perspectivas. Cada perspectiva – ensino, pesquisa, extensão e gestão – possui metas institucionais com respectivas iniciativas e indicadores vinculados. Ao todo são 39 metas institucionais, com 103 iniciativas e 53 indicadores estratégicos ativos. 

A Portaria ESMPU nº 118/2020 trata do Modelo de Gestão com Foco em Resultados e apresenta o modelo simplificado de Painel de Contribuição, cujo objetivo é desdobrar parte das iniciativas estratégicas em iniciativas setoriais a serem perseguidas durante os biênios 2020-2021 e 2022-2023. 

A ESMPU realiza o acompanhamento trimestral dos resultados alcançados tanto dos indicadores do PDI quanto das iniciativas constantes do Painel de Contribuição. 

A Escola conta com um grande programa de transformação digital, que, em sua primeira fase, continha 16 projetos, e que em sua segunda fase contém 17 projetos, dos quais 4 foram incorporados da primeira etapa e outros 13 projetos instituídos após a revisão. 

Adicionalmente, com o objetivo de possibilitar à alta administração um recorte estratégico, porém abrangente, do conjunto de iniciativas setoriais do Painel de Contribuição 2022-2023, foram escolhidas iniciativas setoriais, considerando os seguintes critérios:

I - abranger todas as perspectivas do Mapa Estratégico;

II - estar vinculado a projetos e programas estratégicos;

III - guardar relação com a transformação digital da ESMPU;

IV - conter ações de todas as Secretarias da ESMPU; e

V - guardar relação com a pesquisa de design etnográfico da ESMPU.

 

Após a aplicação dos critérios elencados, chegou-se a um recorte contendo 17 iniciativas setoriais e o Programa de Cibersegurança, que compreende 12 iniciativas setoriais de responsabilidade da STI.


Painel de Contribuição 

Com vistas a possibilitar o acompanhamento da estratégia da ESMPU, a Secin realiza o levantamento das ações e dos projetos que contribuem para o cumprimento do PDI 2020-2024. O objetivo desse levantamento, bem como do monitoramento, é estimular a reflexão acerca das atividades conduzidas pelos setores, de maneira que cada área consiga se enxergar na estratégia da Escola. 

Os resultados do ciclo 2020-2021 foram muito bons, mas ainda é preciso avançar. Das 111 iniciativas priorizadas no Painel de Contribuição 2020-2021, 76 foram concluídas, o que representa 74% de execução. O trabalho teve como foco a identificação, a reflexão e a priorização das atividades de cada setor para o cumprimento dos objetivos do PDI, que contribuíram, inclusive, para o aumento do nível de maturidade digital da Escola. 

Em 2022, elaborou-se novo Painel para os anos de 2022-2023, de modo a levar excelência operacional também para a execução digital, impactando positivamente a experiência dos usuários dos nossos serviços, e que visa contribuir para o atingimento de 28 metas institucionais entre as 39 contidas no Mapa Estratégico da ESMPU. 

O monitoramento, referente ao 4º trimestre de 2022, evidenciou os esforços das áreas da Escola em perseguir a estratégia organizacional. Das atuais 83 iniciativas setoriais do Painel de Contribuição 2022-2023, 39 estão concluídas, 34 estão em andamento, 5 estão em planejamento ou a iniciar e 5 foram canceladas. 

Trimestralmente a Assein realiza o acompanhamento desses projetos com o objetivo de monitorar o andamento das atividades e entregas, bem como de identificar, proativa e tempestivamente, eventuais barreiras e/ou impedimentos que possam impactar o alcance dos objetivos e das metas definidas para o programa. Nesse sentido, semestralmente, um reporte é encaminhado à alta administração para ciência do desempenho e para deliberações, se for o caso.

 

Resultados obtidos em 2022 

Esta seção informa o resultado do monitoramento do Mapa Estratégico da ESMPU no segundo ano do ciclo compreendido entre 2020 e 2024. 

Indicadores do PDI – Dos 53 indicadores constantes do PDI, 15 alcançaram a meta prevista para 2022, 15 a superaram, 17 apresentaram resultado abaixo do programado para o ano e 6 tiveram a sua aferição prejudicada. 

Importa destacar que o déficit de 168 vagas efetivas não providas, entre as aprovadas na Lei de Criação da ESMPU (Lei nº 13.032, de 24 de setembro de 2014), o que faz com que as áreas da Escola tenham quadros muito exíguos, aquém das necessidades para a execução plena de seus processos, impacta significativamente o atingimento das metas estabelecidas. 

O detalhamento dos números do quadro a seguir, com observações, poderá ser consultado no Portal da Transparência da ESMPU. 

Meta Institucional do PDI

Indicador estratégico do PDI

Meta 2022

Alcançado 2022

% Alcance

EN-1: Instituir Programa Permanente de Pós-Graduação Lato Sensu

Quantidade de cursos de pós-graduação lato sensu ofertados anualmente

7

7

100%

Quantidade de novos cursos de pós-graduação lato sensu lançados anualmente

2

3

150%

EN-2: Aumentar o número de membros(as) e servidores(as) do MPU capacitados(as)

Taxa de Capacitações de Ensino Realizadas

5% a mais que em 2021

6% a mais que em 2021

101%

Taxa de membros(as) capacitados(as)

5% a mais que em 2021

4,67% a mais que em 2021

99,7%

Taxa de servidores(as) capacitados(as)

10% a mais que em 2021

1% a mais que em 2021

10%

Taxa de capacitados(as) por polo e na sede

30%

Não se aplica

-

EN-3: Garantir que as atividades de ensino observem a perspectiva de um mundo intercultural, dinâmico e interconectado

Quantidade de ações em cooperação que observem a perspectiva

12

40

333%

EN-4: Incrementar a formação continuada dos(as) docentes

Quantidade de docentes que participaram de ações de formação promovidas pela ESMPU

 

130

130

100%

EN-5: Ampliar o uso de metodologias participativas nas atividades de ensino

Taxa de projetos pedagógicos que utilizam metodologias participativas

20%

50%

250%

EN-6: Promover a equidade de gênero e raça na composição do corpo acadêmico

Taxa de execução das atividades planejadas

100%

0%

0%

EN-7: Aumentar o número de docentes visitantes multidisciplinares e com atuação social relevante e conectada

Quantidade de docentes visitantes multidisciplinares

nas atividades acadêmicas

2

34

1.700%

EN-8: Estimular a realização de atividades de interlocução interinstitucional e com a sociedade civil nos Cursos de Ingresso e Vitaliciamento (CIVs), buscando alinhamento com o PDI da ESMPU

Taxa da carga horária por CIV destinada à interlocução interinstitucional e com a sociedade civil

10%

30%

300%

EN-9: Propor módulos curriculares comuns aos quatro ramos nos Cursos de Ingresso e Vitaliciamento (CIVs)

Taxa de execução das atividades planejadas

 

100%

-

-

EN-10: Garantir que o planejamento acadêmico contemple as necessidades de capacitação, as características regionais, e que respeite a diversidade cultural

Taxa de atividades realizadas que consideraram as necessidades de capacitação regionais

40%

40%

100%

Coeficiente de atividades que considerem as características regional e de diversidade cultural no planejamento pedagógico

1

2

200%

EN-11: Incrementar a quantidade de atividades voltadas ao desenvolvimento de competências comportamentais e atitudinais

Quantidade de atividades realizadas voltadas a

desenvolver competências comportamentais e atitudinais

20

20

100%

EN-12: Desenvolver programa de atividades acadêmicas voltadas

a preparar para a atuação em cenário internacional

Quantidade de atividades acadêmicas realizadas para a preparação da atuação em cenário internacional

 

16

6

38%

EN-13: Articular com os ramos do MPU e escolas de governo atividades acadêmicas sobre a temática Gestão Pública

Quantidade de atividades acadêmicas de ensino

envolvendo a temática Gestão Pública

30

44

147%

 

PE-1: Fomentar pesquisas de campo com o uso de metodologias participativas e transdisciplinares, incorporando, quando necessário, os conhecimentos das comunidades tradicionais

Taxa de pesquisas com o uso de metodologias participativas e transdisciplinares

20%

95%

475%

Taxa de participação das comunidades tradicionais nas pesquisas que as afetem

100%

0%

0%

PE-2: Garantir que os projetos de pesquisas objetivem alcançar impacto social e institucional

Taxa de projetos de pesquisas cujos resultados sejam avaliados com conceito “bom” ou superior no quesito “impacto social”

90%

0%

0%

Taxa de projetos de pesquisas cujos resultados sejam avaliados com conceito “bom” ou superior no quesito “impacto institucional”

90%

0%

0%

PE-3: Fortalecer a Câmara de Desenvolvimento Científico como centro do pensar acadêmico da ESMPU, articulando atividades de ensino, pesquisa e extensão

Quantidade de ações efetivas para o fortalecimento da Câmara

3

-

-

PE-4: Instituir uma política editorial que qualifique a ESMPU como produtora de conhecimento técnico-científico

Taxa de execução do projeto

100%

100%

100%

PE-5: Aprimorar o Periódico da ESMPU, buscando alcançar a classificação Qualis/Capes B1 ou superior

Taxa de execução do projeto

100%

100%

100%

PE-6: Constituir o mestrado profissional próprio

Taxa de execução do projeto

100%

-

-

PE-7: Fomentar a constituição de redes internacionais de pesquisa, vinculadas aos grupos de pesquisa

Quantidade de novas pesquisas desenvolvidas a partir de acordos de cooperação com entidades internacionais

2

1

50%

PE-8: Apoiar a apresentação dos trabalhos de pesquisa em eventos nacionais e internacionais de excelência

Quantidade de apresentações de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais

4

2

50%

PE-9: Viabilizar o intercâmbio entre pesquisadores(as) da ESMPU e dos sistemas de justiça nacional e internacional

Quantidade de intercâmbios

2

1

50%

EX-1: Realizar projetos de extensão dedicados a temas globais

Quantidade de atividades de extensão voltadas a temas globais

15

20

133%

EX-2: Estabelecer programas de extensão dedicados a temas relevantes articulados com os projetos de pesquisa

Quantidade de atividades de extensão articuladas com os projetos de pesquisa

8

2

25%

EX-3: Estabelecer ações de extensão articuladas com as áreas de coordenação temática dos ramos para a promoção de direitos fundamentais

Quantidade de atividades de extensão articuladas com as áreas temáticas dos ramos

10

10

100%

EX-4: Garantir que o planejamento das atividades de extensão, em âmbito local e regional, valorize as especificidades culturais

Coeficiente de atividades que considerem

especificidades culturais no planejamento pedagógico

1

3

300%

Taxa de atividades realizadas que consideraram as especificidades culturais

40%

10%

25%

EX-5: Garantir a participação das comunidades locais e regionais no planejamento e desenvolvimento de atividades de extensão

Número total de atividades desenvolvidas com participação das comunidades locais e regionais

6

-

-

EX-6: Buscar a participação de organismos e instituições internacionais em atividades de extensão

Quantidade de atividades de extensão com participação de docente de instituição internacional

5

4

80%

EX-7: Desenvolver com a comunidade atividades de extensão na temática de Direitos Humanos

Quantidade de atividades de extensão com a temática Direitos Humanos

6

6

100%

EX-8: Promover a publicação de anais de atividades de extensão

Quantidade de publicações de atividades de extensão realizadas

2

1

50%

GE1: Redesenhar o processo de planejamento acadêmico com vistas a elevar a participação social

Taxa de execução do projeto de redesenho do planejamento acadêmico

100%

100%

100%

Quantidade de ampliação da diversidade de segmentos sociais estratégicos participando do planejamento

1

3

300%

GE-2: Garantir a execução do PDI com a distribuição proporcional do orçamento para execução de ensino, pesquisa e extensão

Taxa de eficácia na execução orçamentária para cada área

P-20%

26%

130%

EN-50%

71%

142%

EX-15%

3%

20%

Taxa do planejamento orçamentário para ensino, pesquisa e extensão

P-80%

0%

0%

EN-92%

74%

80%

EX-92%

337%

366%

GE-3: Aprimorar mecanismos de acompanhamento e avaliação de ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização da ESMPU

Taxa de execução do projeto de melhoria de mecanismos de acompanhamento e avaliação de ensino e extensão

100%

100%

100%

Taxa de execução do projeto de acompanhamento e

avaliação de pesquisa

100%

100%

100%

Taxa de execução do projeto de implementação de mecanismos de acompanhamento e avaliação da comunicação científica

100%

100%

100%

GE-4: Estabelecer uma política de inovação em processos, serviços e produtos

Indicativo de inovações

6

5

83,3%

GE-5: Viabilizar a evolução das soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação

Taxa de execução das soluções de TI alinhadas ao PDI

50%

74%

148%

GE-6: Sistematizar a Gestão do Conhecimento na ESMPU

Taxa de execução do Projeto de Sistematização da Gestão do Conhecimento

60%

-

-

GE-7: Garantir a acessibilidade das ações da ESMPU

Taxa de execução do programa de acessibilidade

100%

100%

100%

GE-8: Aprimorar continuamente os processos de comunicação

Taxa de autoavaliação institucional – Satisfação com os processos de comunicação

85%

83%

98%

GE-9: Garantir o atendimento eficiente ao público

Taxa de execução do programa de melhoria de atendimento ao público

100%

100%

100%

Taxa de autoavaliação institucional – Eixo 3 – Corpo Social

80%

100%

100%

Quadro – Monitoramento do Mapa Estratégico da ESMPU

 

Programa Estratégico de Transformação Digital

Como mencionado, o Programa Estratégico de Transformação Digital, iniciado no fim de 2020, foi concebido com o objetivo de remodelar a forma como a ESMPU entrega valor aos seus públicos, por meio da transformação e do fomento à cultura digital. Trata-se de potencializar ao máximo as oportunidades trazidas pela tecnologia, combinando-a com a perspectiva de aumentar a qualidade da experiência do usuário, de modo que a organização esteja cada vez mais focada em corresponder a sua missão institucional na contemporaneidade.

Na primeira etapa, finalizada em abril de 2022, o Programa tinha 16 projetos, dos quais 12 foram concluídos, conforme quadro abaixo. Essa etapa foi encerrada com 70% de execução e 75% dos projetos concluídos.  

PE0002 – Aprimoramento da experiência do usuário

PE0003 – Governança de Dados

PE0006 – Adequação da ESMPU à LGPD

PS-SECIN-20.01 – Biblioteca Digital

PS-SA-20.01 – Capacitação de líderes para gestão da mudança

PGE03 – Programa de Modernização Tecnológica

PS-STI-20.01 – Solução de e-mail e licenças de produtos Microsoft

PS-STI-20.16 – Atualização do SEI

PS-STI-20.28 – Atualização do Banco de Dados Oracle e Apex

PS-STI-20.29 – Atualização do Active Directory (AD)

PS-STI-20.60 – Aquisição de webcam HD e headset

PS-STI-21.01 – Aquisição de notebooks

PS-STI-21.16 – Substituição parcial do parque computacional da ESMPU

 Quadro – Projetos concluídos da 1ª etapa do Programa Estratégico de Transformação Digital

 

A segunda etapa, iniciada em abril de 2022 e com previsão de término em dezembro de 2023, incorporou 4 projetos da primeira etapa e outros 13 projetos foram adicionados.

Desses, 12 integram o Programa de Cibersegurança, que visa aumentar a proteção dos ativos de informação (sistemas de informação, serviços de rede, hardware, servidores etc.) contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos. Dois desses projetos, no entanto, foram cancelados.

Até o fim de dezembro de 2022, 7 projetos do Programa Estratégico de Transformação Digital já foram concluídos, 2 foram cancelados e os demais estão em execução, conforme tabela abaixo:

Programa/Projeto

Objetivo

Execução

PE0004 – Acadêmico Digital

Evoluir a plataforma do ESMPU Digital, na perspectiva de automatizar processos acadêmicos e integrar sistemas, com vistas à melhoria dos serviços acadêmico-administrativos prestados à comunidade escolar.

56%

PE0009 – Tratamento e digitalização da Massa Documental Acumulada (MDA)

Tratar a Massa Documental Acumulada (MDA) atinente ao acervo acadêmico, sua digitalização e captura para um repositório arquivístico digital confiável, de maneira a converter a informação analógica em digital com garantia de integridade e autenticidade, e de modo a propiciar agilidade de recuperação e processabilidade àquele acervo.

86%

PE0011 – Ensino Híbrido

Automatizar as salas de aula e criar, nas salas remotas, experiências únicas e completamente integradas ao presencial; trata-se de unir a facilidade e o alcance do ensino online aos benefícios da interação presencial.

55%

PE0015 – Projeto Revista Científica

Engajar o processo de pesquisa científica aplicada nos diálogos institucionais a fim de apoiar e qualificar a metodologia da pesquisa, dando transparência às etapas do seu desenvolvimento, além de alinhar a comunicação científica da ESMPU às melhores práticas editoriais recomendadas por MEC, Capes, CNPq, entre outros. A Revista da ESMPU será uma publicação periódica, eletrônica, destinada a promover o progresso da ciência, o desenvolvimento e a inovação nos temas afetos ao MP brasileiro.

75%

PS-STI-22-05 – Projeto BI Acadêmico

Continuidade do projeto PE0003 – Governança de Dados, este projeto visa disponibilizar uma solução de Business Intelligence (BI) para a área acadêmica da ESMPU. Essa solução visa atender à demanda de dados de qualidade, mantidos de forma centralizada e disponíveis para análises pelas áreas correlatas.

100%

PGE04 – Programa Cibersegurança

PS-STI-20.37 – Norma de segurança de senhas

Normatizar e implementar os processos de troca periódica de senhas, conforme nível mínimo de complexidade e autenticação multifator para alguns cenários.

100%

PS-STI-20.39 – Plano de Recuperação de Desastres de Sistemas

Definir um plano voltado para a recuperação rápida e coordenada em caso de desastres que comprometam a disponibilidade dos sistemas da Escola.

29%

PS-STI-20.40 – Política de Backup e Retenção de Dados

Normatizar as estratégias e parâmetros para backup e retenção de dados institucionais, como periodicidade, tempo de retenção e criticidade.

65%

PS-STI-22.01 – Estudo de atualização do datacenter

Realizar avaliação do datacenter para definir estratégias de curto, médio e longo prazos para compra e atualização de equipamentos, e possíveis mudanças de arquitetura.

90%

PS-STI-22.09 – Migração do sistema de arquivos da rede local

Migração dos arquivos das pastas de rede (fileserver) para uma nova estrutura atualizada.

100%

PS-STI-22.13 – Infraestrutura como serviço em nuvem (IaaS)

Realizar estudo para utilização e/ou migração dos serviços de infraestrutura de rede para a nuvem.

0%

PS-STI-22.15 – Adequação da saída de internet disponibilizada pelo Serpro (Infovia)

Adequar o atual contrato de provimento da Infovia (Serpro) para contratar as soluções de segurança e aumentar o link de internet.

100%

PS-STI-22.16 – Migração dos serviços digitais do proxy reverso ADC01 para o F5 BIG IP

Migrar os serviços digitais que ainda utilizavam a solução antiga (ADC01) para a nova solução de segurança F5 BIG IP.

100%

PS-STI-22-18 – Licenças adicionais de segurança Microsoft

Adquirir serviços relacionados ao gerenciamento de acesso e identidade, ao gerenciamento de pontos de extremidade, à proteção dos dados e à segurança orientada por identidade. Contratar serviços de autenticação multifator, troca de senhas direto no portal Azure na nuvem com sincronização no nosso AD local e integração do Windows com o MFA, entre outros.

100%

PS-STI-22-17 – Solução de antivírus

Aumentar a segurança/proteção dos ativos de informação, evitar problemas causados por ameaças virtuais, mitigar os riscos de vazamentos dos dados, proteger o ambiente contra vulnerabilidades, bem como aplicar segurança unificada, conectada e integrada na nuvem.

100%

PS-STI-22-22 – Ingresso da ESMPU à RNP e Redecomep GigaCandanga

Promover o ingresso da ESMPU à RNP, que é a rede brasileira para educação, pesquisa, inovação e cultura, e à Redecomep Gigacandanga, que são redes comunitárias metropolitanas de educação e pesquisa.

0%

EXECUÇÃO TOTAL DO PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

80,40%

Quadro – Monitoramento da 2ª etapa do Programa Estratégico de Transformação Digital