Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / 2023 / MPT / Riscos, Governança, estratégia e desempenho / Governança, estratégia e desempenho

Governança, estratégia e desempenho

Sumário

Governança, estratégia e desempenho

Objetivos Estratégicos do MPT

Resultados da Gestão

Principais canais de comunicação com a sociedade e partes interessadas

Outros canais de comunicação com a sociedade e partes interessadas

[topo]

Governança, estratégia e desempenho 

O Sistema Integrado de Governança da Gestão Estratégica do Ministério Público do Trabalho foi instituído pela Portaria PGT 739/2016, alterada posteriormente pelas Portarias PGT nos 714/2017, 1418/2017, 50/2020, 771/2020, 1797/2020, 191/2021, 863/2022, 397/2023, 588/2023 e 2308/2023. 

 MPT_p21_figura1_Estrutura-de-Governanca.png 

Estrutura de Governança Portaria PGT nº 2308.2023 

 

A tabela a seguir apresenta a natureza, a finalidade, a composição, e a atribuição geral dos comitês. Destaca-se que a composição de cada comitê obedece a critério de pertinência temática, sendo a composição, segundo função exercida, descrita em portaria do SIGGE, e as portarias consequentes de designação obedecem a essa composição previamente estabelecida em campo normativo.  

Comitê 
Natureza 
Finalidade 
Composição 
Atribuição 
Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas 

CEGEP 

Consultiva e propositiva 
Diretrizes em gestão de pessoas 
Vice-PGT, 1 (um) integrante do CPGE, diretor(a)-geral, secretário(a) de Gestão Socioambiental, secretário(a) de Treinamento e Formação Continuada, diretor(a) de Gestão de Pessoas, representantes do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas e da Diretoria de Saúde, coordenador(a) da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação. 
Proposição de políticas e práticas de gestão de pessoas; promoção do desenvolvimento de competência. 
Comitê de Gestão Estratégica Finalística 

CGEF 

Consultiva e propositiva 
Diretrizes de atuação estratégica finalística integrada 
PGT, Vice-PGT, secretário(a) de Planejamento e Gestão Estratégica, 3 (três) membros(as) titulares da Câmara de Coordenação e Revisão, coordenador(a) da Coordenadoria de Órgão Interveniente, coordenador(a) da Coordenadoria de Recursos Judiciais; 8 (oito) coordenadores(as) Nacionais das Coordenadorias Temáticas Nacionais, coordenador(a) da Coordenadoria Nacional de Integração do Primeiro e do Segundo Grau e coordenador(a) da Assessoria Jurídica Trabalhista do Gabinete do PGR. 
Avaliar o alinhamento e os resultados da atuação institucional estratégica finalística integrada ao Planejamento Estratégico. 
Comitê de Tecnologia da Informação 

CETI 

Consultiva, propositiva e deliberativa 
Políticas e diretrizes de tecnologia da Informação 
secretário(a) de Tecnologia da Informação e Comunicação, 1 (um) subprocurador(a) CSMPT, membro(a) indicado pela Corregedoria, secretário(a) de Pesquisa e Análise de Informação, Diretor(a)-Geral, secretário(a) Executivo de TI. 
Propor o PDTI; definir prioridades de investimento em TI. 
Comitê de Gestão de Riscos  

CGR 

Consultiva e propositiva 
Diretrizes para a gestão de riscos 
secretário(a) de Gerenciamento de Riscos, secretário(a) adjunto(a) de Gerenciamento de Riscos, Vice-PGT, subprocurador(a)-geral do Trabalho que responde pela PGT nas ausências do(a) PGT e do(a) Vice-PGT, do(a) coordenador(a) da Câmara de Coordenação e Revisão, secretário(a) do Conselho Superior do MPT, diretor(a)-geral, secretário(a) de Comunicação Social, secretário(a) de Planejamento e Gestão Estratégica, chefe de Gabinete do(a) PGT, secretário(a) de Relações Institucionais, secretário(a) de Segurança Institucional e secretário(a) de Tecnologia da Informação e Comunicação. 
Estabelecimento de diretrizes para a gestão de riscos no Ministério Público do Trabalho. 
Comitê de Avaliação dos Resultados Institucionais 

CARI 

Consultiva e propositiva 
Avaliação de resultados institucionais 
PGT, Vice-PGT, 1 (um) subprocurador(a) CSMPT, corregedor(a)-geral, coordenador(a) da Câmara de Coordenação e Revisão, ouvidor(a), 1 (um) integrante do CPGE. 
Avaliar resultados institucionais e indicadores e propor sua revisão; zelar pelos instrumentos da estratégia. 

Tabela Natureza, finalidade, composição e exemplo de atribuições dos comitês da estrutura de governança do MPT 

 

A atual estruturação do SIGGE, acima descrita, é resultado de uma reformulação. Em abril de 2023, o procurador-geral do Trabalho editou a Portaria 588/2023, que reformulou o Sistema de Governança da Gestão Estratégica, ao extinguir do SIGGE o Comitê de Planejamento Orçamentário (COPOR), o Comitê Estratégico de Comunicação (CECOM) e o Comitê Estratégico de Segurança Institucional (CESI). 

A Portaria PGT 1310/2023, por sua vez, extinguiu o Comitê de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE). Outros dois comitês foram, no entanto, instituídos: o Comitê de Gestão Estratégica Finalística (CGEF) e o Comitê de Gestão de Riscos (CGR). 

O quadro a seguir mostra a alteração dos comitês do SIGGE: 

Comitês do CIGGE até a edição das Portarias PGT nos 588/2023 e 1310/2023 
Comitês do SIGGE após a edição das Portarias PGT nos 588/2023 e 1310/2023 
Comitê de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) 
- 
Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas (CEGEP) 
Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas (CEGEP) 
Comitê de Planejamento Orçamentário (COPOR) 
- 
Comitê Estratégico de Comunicação (CECOM) 
- 
Comitê Estratégico de Segurança Institucional (CESI) 
- 
Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI) 
Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI) 
Comitê de Avaliação dos Resultados Institucionais (CARI) 
Comitê de Avaliação dos Resultados Institucionais (CARI) 
- 
Comitê de Gestão Estratégica Finalística (CGEF) 
Comitê de Gerenciamento de Riscos (CGR) 
Comitê de Gestão de Riscos (CGR) 

Quadro comparativo da estrutura do SIGGE 

 

Todos os cinco comitês vigentes são vinculados ao procurador-geral do Trabalho, que preside dois deles: o Comitê de Gestão Estratégica Finalística (CGEF) e o Comitê de Avaliação dos Resultados Institucionais (CARI). Em 2023, cada um dos comitês se reuniu pelo menos uma vez, totalizando nove reuniões do SIGGE. 

 

Elaboração do novo PEI 2023-2030 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) instituiu, por meio da Portaria PGT 479/2023, seu novo Planejamento Estratégico, cuja vigência iniciou em 2023 e vigorará até 2030. O processo de elaboração de seu Planejamento, com base no Balanced Scorecard (BSC), contou com ampla escuta, interna e externa, e com as apreciações de órgãos de controle como o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Auditoria Interna do MPU (Audin/MPU). 

O Planejamento 2023-2030 do MPT foi concebido com uma missão, uma visão, 11 valores, 19 objetivos estratégicos (divididos em 3 perspectivas) e 50 indicadores, com destaque para a ampliação e priorização dos objetivos estratégicos voltados à atividade finalística da instituição. 

Na Portaria PGT 479/2023, também constam descrições para cada um dos objetivos estratégicos e o mapa estratégico, ferramenta que sintetiza o planejamento e apresenta a relação entre as perspectivas adotadas pelo MPT. 

 

Mapa Estratégico do MPT  

A atuação prioritária do Ministério Público do Trabalho (MPT), que se fundamenta no Planejamento Estratégico Institucional, está balizada na estrutura de governança, no modelo de gestão estratégica e nas demandas sociais apresentadas. 

A figura, na sequência, representa o Mapa Estratégico do MPT, apresentando graficamente os objetivos estratégicos institucionais.  

 Mapa-Estrategico-MPT.jpeg

Figural Mapa Estratégico do MPT 2023-2030 

 

[topo]

Objetivos Estratégicos do MPT

São Objetivos Estratégicos do MPT:  

 a) Perspectiva Resultados Institucionais:  

  • Objetivo Estratégico 1 (OE1): Combater o trabalho infantil, fomentar a inserção de adolescentes vulneráveis na aprendizagem profissional, bem como promover e defender os direitos de crianças e adolescentes; 

  • Objetivo Estratégico 2 (OE2): Combater o trabalho escravo e o tráfico de pessoas; 

  • Objetivo Estratégico 3 (OE3): Promover a igualdade de oportunidades e eliminar a discriminação, a violência e o assédio no trabalho; 

  • Objetivo Estratégico 4 (OE4): Promover a saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores no ambiente de trabalho; 

  • Objetivo Estratégico 5 (OE5): Combater fraudes nas relações de trabalho que tenham como objetivo impedir a efetivação da legislação trabalhista e desvirtuar a aplicação dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores; 

  • Objetivo Estratégico 6 (OE6): Promover o respeito à legislação constitucional e trabalhista e a defesa do meio ambiente do trabalho no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta; 

  • Objetivo Estratégico 7 (OE7): Assegurar os direitos fundamentais das trabalhadoras e dos trabalhadores portuários e aquaviários; 

  • Objetivo Estratégico 8 (OE8): Promover a liberdade, as prerrogativas e garantias sindicais e o diálogo social.  

 b) Perspectiva Processos Internos: 

 Objetivo Estratégico 9 (OE9): Fortalecer a atuação coordenada e resolutiva e o uso das ferramentas negociais; 

  • Objetivo Estratégico 10 (OE10): Prover as informações necessárias para direcionar a atuação finalística com evidências; 

  • Objetivo Estratégico 11 (OE11): Interagir com Poderes, Instituições, Organizações, nacionais e internacionais, visando garantir as prerrogativas do MPT e o fortalecimento institucional na defesa do trabalho decente e do desenvolvimento socialmente sustentável; 

  • Objetivo Estratégico 12 (OE12): Fortalecer a comunicação, a transparência institucional e o diálogo com a sociedade; 

  • Objetivo Estratégico 13 (OE13): Fomentar a cultura orientada para resultados.  

 c) Perspectiva Capacidade Organizacional:  

  • Objetivo Estratégico 14 (OE14): Prover e manter soluções de tecnologia da informação e comunicação inovadoras, eficientes e eficazes; 

  • Objetivo Estratégico 15 (OE15): Otimizar o orçamento necessário para o alcance dos objetivos do MPT; 

  • Objetivo Estratégico 16 (OE16): Aprimorar o desempenho no trabalho por meio do desenvolvimento e do reconhecimento de pessoas, zelando pela equidade e promovendo bem-estar; 

  • Objetivo Estratégico 17 (OE17): Promover a gestão e a disseminação do conhecimento com vistas à excelência profissional e à promoção da atuação do MPT; 

  • Objetivo Estratégico 18 (OE18): Promover ações de segurança institucional para a proteção de pessoas e ativos institucionais bem como para a identificação de oportunidades dentro do contexto de atuação do MPT; e 

  • Objetivo Estratégico 19 (OE19): Implementar políticas e práticas de gestão de sustentabilidade nos processos de trabalho do MPT alinhadas à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e à Agenda 2030.  

Cabe destaque ao planejamento e execução das iniciativas ligadas aos objetivos finalísticos, que ocorrem no âmbito das Coordenadorias Temáticas Nacionais, órgãos auxiliares da atividade finalística do MPT vinculadas ao procurador-geral do Trabalho, que atuam sob orientação da Câmara de Coordenação e Revisão (CCR). 

As Coordenadorias Temáticas Nacionais coordenam ações por meio de articulações, de Projetos Estratégicos, de Grupos de Trabalho, de Grupos de Estudos e de forças-tarefas, conforme a Resolução CSMPT nº 137/2016. 

A tabela Alinhamento entre Objetivos Finalísticos e Coordenadorias Temáticas Nacionais, que segue abaixo, mostra a relação entre as Coordenadorias Temáticas Nacionais do MPT e os Objetivos Estratégicos constantes do PEI.  

Objetivo Estratégico 
Descrição 
Coordenadoria Temática Nacional 
OE1 
Combater o trabalho infantil e promover a inserção de adolescentes vulneráveis na aprendizagem profissional 
Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Coordinfância 
OE2 
Combater o trabalho escravo e o tráfico de pessoas 
Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – Conaete 
OE3 
Promover a igualdade de oportunidades e eliminar a discriminação, a violência e o assédio no trabalho 
Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Coordinfância 
OE4 
Promover a saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores no ambiente de trabalho 
Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho – Codemat 
OE5 
Combater fraudes nas relações de trabalho que tenham como objetivo impedir a efetivação da legislação trabalhista e desvirtuar a aplicação dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores 
Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho – Conafret 
OE6 
Promover o respeito à legislação constitucional e trabalhista e a defesa do meio ambiente do trabalho no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta 
Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública – Conap 
OE7 
Assegurar os direitos fundamentais das trabalhadoras e dos trabalhadores portuários e aquaviários 
Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário Conatpa 
OE8 
Promover a liberdade, as prerrogativas e garantias sindicais e o diálogo social 
Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical – Conalis 

 

Ainda referente ao Planejamento 2023-2030, o procurador-geral do Trabalho editou a Portaria PGT 997/2023, que definiu a necessidade das metas estratégicas e a sua disponibilização junto com as fichas dos indicadores. Os indicadores, suas respectivas metas para 2023 e os resultados parciais de 2023 constam do quadro abaixo: 

Objetivo 
Indicador 
Meta 

2023 

Resultado parcial 20231 
Polaridade4 
OE1 
IE01 Percentual de procedimentos com tema da Coordinfância arquivados com resolução 
46,4% 
40,16% 
 
OE1 
IE02 Tempo médio de resolução dos procedimentos com tema da Coordinfância arquivados com resolução 
350,8 dias 
323,97 dias 
 
OE 1 
IE03 Percentual de metas alcançadas nos Projetos Gaets no tema proteção da criança e do adolescente 
70% 
91,67%2 
 
OE 2 
IE04 Percentual de procedimentos com tema da Conaete arquivados com resolução 
35,7% 
35,49% 
 
OE 2 
IE05 Tempo médio de resolução dos procedimentos com tema da Conaete arquivados com resolução 
281,79 dias 
326,79 dias 
 
OE 2 
IE06 Percentual de metas alcançadas nos Projetos Gaets no tema Trabalho Análogo ao de Escravo e Tráfico de Pessoas 
70% 
87,5%2 
 
OE 3 
IE07 Percentual de procedimentos com tema da Coordigualdade arquivados com resolução 
30% 
18,33% 
 
OE 3 
IE08 Tempo médio de resolução dos procedimentos com tema da Coordigualdade arquivados com resolução 
600  dias 
531,25 dias 
 
OE 3 
IE09 Percentual de metas alcançadas nos Projetos Gaets no tema Igualdade de Oportunidade, Violência, Assédio e discriminação nas relações de trabalho 
70% 
78,57%2 
 
OE 4 
IE10 Percentual de procedimentos no tema da Codemat arquivados com resolução 
42% 
40,13% 
 
OE 4 
IE11 Tempo médio de resolução dos procedimentos com tema da Codemat arquivados com resolução 
600 dias 
611,90 dias 
 
OE 4 
IE12 Percentual de metas alcançadas nos Projetos Gaets no tema Meio Ambiente de Trabalho 
70% 
87,83%2 
 
OE 5 
IE13 Percentual de procedimentos com tema da Conafret arquivados com resolução 
25% 
17,77% 
 
OE 5 
IE14 Tempo médio de resolução dos procedimentos com tema da Conafret arquivados com resolução 
600 dias 
659,67 dias 
 
OE 5 
IE15 Percentual de metas alcançadas nos Projetos Gaets no tema Fraudes Trabalhistas 
70% 
78,57%2 
 
OE 6 
IE16 Percentual de procedimentos com tema da Conap arquivados com resolução 
25,0% 
16,50% 
 
OE 6 
IE17 - Tempo médio de resolução dos procedimentos com tema da Conap arquivados com resolução 
600 dias 
582,77 dias 
 
OE 6 
IE18 Percentual de metas alcançadas nos Projetos Gaets no tema Administração Pública 
70% 
67,34%2 
 
OE 7 
IE19 Percentual de procedimentos com tema da Conatpa arquivados com resolução 
27,0% 
25,09% 
 
OE 7 
IE20 Tempo médio de resolução dos procedimentos com tema da Conatpa arquivados com resolução 
700 dias 
612,35 dias 
 
OE 7 
IE21 Percentual de metas alcançadas nos Projetos Gaets no tema Trabalho Portuário e Aquaviário 
70% 
69,05%2 
 
OE 8 
IE22 Percentual de procedimentos com tema da Conalis arquivados com resolução 
20,0% 
10,08% 
 
OE 8 
IE23 Tempo médio de resolução dos procedimentos com tema da Conalis arquivados com resolução 
500 dias 
482,42 dias 
 
OE 8 
IE24 Percentual de metas alcançadas nos Projetos Gaets no tema liberdade e organização sindical 
70% 
36,36%2 
 
OE 9 
IE25 Percentual de arquivamentos homologados pela CCR 
>90% 
96,75% 
OE 9 
IE26 Percentual de recursos de revista admitidos, ainda que parcialmente, em cada Tribunal Regional do Trabalho 
* 
** 
 
OE 9 
IE51 Percentual de recursos de revista conhecidos, ainda que parcialmente, no Tribunal Superior do Trabalho 
* 
** 
 
OE 9 
IE27 Número de reuniões nacionais do NUPIA PGT e Regionais para fomento da atuação coordenada em autocomposição 
 reuniões 
6 reuniões 
OE 9 
IE28 Número de PA-MED autuados 
2.625 
1.886 
 
OE 9 
IE29 Percentual de NFs convertidas em PA-MED 
2,97% 
1,63% 
 
OE 9 
IE30 Percentual de cumprimento das iniciativas voltadas à integração dos 1º e 2º graus 
*** 
**** 
 
OE 9 
IE31 Percentual de Ofícios correicionados de acordo com o cronograma 
80% 
100% 
 
OE 10 
IE32 Número de acessos às ferramentas e aos produtos da SPAI 
126.000 acessos 
154.935 acessos 
 
OE 11 
IE33 Percentual de cumprimento das iniciativas voltadas à interação com os atores nacionais e internacionais 
55% 
**** 
 
OE 12 
IE34 Número de seguidores nos canais do MPT nas redes sociais 
850.000 seguidores 
544.386 

seguidores6 

 
OE 12 
IE35 Percentual de cumprimento do Manual do Portal da Transparência do MP 
80% 
**** 
 
OE 12 
IE36 Percentual de pedidos de informação com base na LAI deferidos 
100% 
93%3 
-
OE 13 
IE37 Percentual de execução dos planos de gestão das unidades 
65% 
72,87%2 
 
OE 14 
IE38 Índice de robustez da infraestrutura de segurança de sistemas de TIC do MPT, 

envolvendo segurança de identidades, de dados, de dispositivos e de aplicações 

60% 
**** 
 
OE 14 
IE39 Percentual dos processos de TIC que possuem ao menos adesão parcial ao requerido na Política Nacional de Tecnologia da Informação (PNTI) definida através da Resolução CNMP n° 171 
42% 
**** 
 
OE 14 
IE40 Percentual de projetos de TIC atendidos a cada exercício que foram efetivamente propostos, planejados e devidamente priorizados pelo CETI antes de serem executados 
65% 
**** 
 
OE 15 
IE41 Percentual do orçamento discricionário executado 
97% 
93,79%5 
 
OE 16 
IE42 Percentual de líderes e substitutos desenvolvidos pelo PDG 
20% 
30,73% 
 
OE 16 
IE43 Percentual de implementação das trilhas de aprendizagem 
50% 
**** 
 
OE 16 
IE44 Percentual de servidores que aderiram ao programa de preparação de aposentadoria 
11% 
**** 
 
OE 16 
IE45 Percentual de execução do plano de ação do Comitê de Equidade 
70% 
62,86% 
 
OE 16 
IE46 Taxa de Absenteísmo-doença 
2,5% 
**** 
 
OE 17 
IE47 Ingresso do número de membros(as) e servidores(as) em programas de pós-graduação stricto sensu em virtude das ações de formação continuada do MPT 
10 integrantes 
11 integrantes 
 
OE 17 
IE48 Percentual de ações de treinamento voltadas à área fim 
39% 
35,7% 
 
OE 18 
IE49 Percentual de Unidades Sedes Regionais do MPT com segurança orgânica 
20% 
12,5% 
 
OE 19 
IE50 Percentual de metas do PLS alcançadas 
64% 
**** 
 

Quadro – Indicadores; metas e valores parciais observados de 2023 por Objetivo Estratégico 

1 Trata-se de resultados parciais, que serão atualizados em 2024 após encerramento do exercício de 2023. Com isso, os números apresentados, provavelmente, sofrerão alterações. 

2 Os números dos projetos dizem respeito à apuração do 1º semestre de 2023. 

3 Há pedidos dentro do prazo para resposta, logo a cifra sofrerá alteração. 

4 Polaridade é o comportamento da meta esperado ao longo do ciclo do Planejamento 2023-2030: ↑ crescimento; ↓ diminuição; estabilidade. 

5 O resultado compreende apuração até novembro de 2023. 

6 As redes sociais consideradas são: Instagram, Facebook, X (antigo Twitter) e YouTube, mas a apuração do Facebook foi até julho de 2023, pois em setembro foi excluída do rol utilizado pelo MPT. A metodologia do indicador será atualiza em 2024. 

* O indicador está em fase de implantação. 

** A apuração acontecerá após a implantação do indicador. 

*** Haverá definição de meta após o indicador ser apurado pela primeira vez (linha de base). 

**** O indicador será apurado após encerramento do exercício de 2023. 

 

A Portaria PGT 997/2023 ainda estabeleceu diretrizes para o desdobramento do Planejamento, com destaque para o Plano de Gestão da Unidade (PGU), instrumento de planejamento de dois anos voltado para as Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs), unidades do MPT nos estados, concretizarem o planejamento do MPT. 

Além disso, a portaria trata das reuniões de monitoramento do Planejamento, tais como a Reunião de Análise da Estratégia (RAE), a Reunião de Acompanhamento Tático (RAT) e a Reunião de Acompanhamento Operacional (RAO), estabelecendo as respectivas periodicidades. 

O acompanhamento e monitoramento é ponto de especial atenção dado ao Planejamento 2023-2030 do MPT. No âmbito dos Planos de Gestão da Unidade, foi criado o painel de gerenciamento de informações, que traz números referentes a sua execução e os resultados alcançados. Semestralmente, as 24 Regionais alimentam com dados a situação do respectivo PGU, os quais serão empregados em painel desenvolvido para monitorar os planos. 

Segue abaixo informações apresentadas no painel: 

Situação da ação estratégica – 1º semestre de 2023 
Não iniciada 
5,24% 
Cancelada 
6,17% 
Concluída 
17,93% 
Em andamento 
70,55% 

MPT_p31_Situacao-da-Acao-Estrategica_1Semestre2023.png 

 

Resultado da ação estratégica – 1º semestre de 2023 
Resultado abaixo do esperado 
13,27% 
Resultado dentro do esperado 
42,37% 
Resultado acima do esperado 
29,8% 
Não foi realizada medição 
14,44% 

MPT_p32_Resultado-da-Acao-Estrategica_1Semestre2023.png 

 

Outro instrumento utilizado e alvo de monitoramento é o plano de ação. Os planos de ações, também previstos na Portaria PGT 997/2023, deverão ser elaborados pelos segmentos do MPT com iniciativas/ações que busquem contribuir para o alcance das metas. A situação das iniciativas será alvo de constante monitoramento, devendo ter o percentual de cumprimento do conjunto das iniciativas de um plano de ação constar de relatório a ser publicizado. 

Esse monitoramento é realizado, por exemplo, no plano de gestão da PGT. O gráfico abaixo mostra a situação das iniciativas por eixo de atuação e total:  

Percentual da situação das iniciativas do plano de gestão PGT 2021-2023 por eixo de atuação e total (soma dos eixos) 
 
Iniciativas na Gestão Finalística 
Iniciativas na Gestão Administrativa 
Iniciativas na Proteção Institucional 
Iniciativas em Diversidade e Inclusão 
Iniciativas na Comunicação Interna e Externa 
Total 
Não iniciado 
0,0% 
0,0% 
0,0% 
0,0% 
0,0% 
0,0% 
Em andamento 
36,7% 
90,2% 
66,7% 
11,1% 
10,0% 
80,7% 
Finalizado 
63,3% 
9,8% 
33,3% 
88,9% 
90,0% 
19,3% 

MPT_p32b_Percentual-da-Situacao-das-Iniciativas-do-PGT-21-23.png 

 

[topo]

Resultados da Gestão

O gráfico Número de GTs e GEs geridos por Coordenadoria Temática Nacional permite a visualização do quantitativo de Grupos de Trabalhos (GT) e Grupos de Estudos (GE) geridos pelas Coordenadorias Temáticas Nacionais: 

Números de GTs e GEs geridos por Coordenadoria Temática Nacional  
Coordenadoria 
2022 
2023 
Codemat 
4 
5 
Conaete 
6 
5 
Conafret 
3 
4 
Conalis 
0 
0 
Conap 
3 
5 
Conatpa 
1 
1 
Coordigualdade 
4 
3 
Coordinfância 
11 
6 
Coordintegração 
0 
4 

Fonte: Portfólio de projetos do MPT 

 MPT_p32c_Numeros-GTs-GEs-geridos-CTN.png

 

A seguir, são demonstrados os resultados dos Grupos de Trabalho e Grupos de Estudo desenvolvidos ao longo de 2023. 

Grupo de Trabalho (GT)/ 

Grupo de Estudo (GE) 

Resultados Alcançados 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 1 
GT Aprendizes BR Foods 
Ação em andamento. Resultados ainda não atingidos. 
GT Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes ESCCA  
Elaboração de modelos de documentos para subsidiar a atuação de promotores naturais dos casos; Triagem de processos que tramitam junto ao Tribunal de Justiça de diversos estados. 
GT Trabalho infantil no tráfico de drogas 
Contato com CNJ a fim de obter compartilhamento dos dados referentes às temáticas identificadas sob o nº 9858, para subsidiar os trabalhos do GT; Análise do conteúdo de dois links enviados pelo CNJ, que remetem ao sítio eletrônico “Justiça em Números” (https://www.cnj.jus.br/painel-justica-em números; https://www.cnj.jus.br/datajud/painel-estatistica); Viabilização de obtenção de dados do estado do MS para possível análise da estrutura do sistema. 
GE Cyber Atletas 
Levantamento de bibliografia existente sobre o tema, principalmente o estudo de casos já realizados na doutrina específica; Divisão de leitura do material identificado e realização de reuniões para discussão. 
GE Atualização do Plano Operacional de Enfrentamento à Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes do MPT Plano ESCCA 
Manual de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que está em fase de revisão. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 2 
GT Fluxo Migratório da Venezuela 
Reuniões com instituições; Apoio da Operação Acolhida no Projeto Mujeres Fuertes em Roraima; Realização de visitas nas instalações da Operação Acolhida de Pacaraima; Realização de capacitações. 
GT Cadeia Produtiva do Óleo da Palma do Pará 
Atuação de forma despersonalizada nas frentes que serão abertas; No âmbito do GEFM Grupo Especial de Fiscalização Móvel, acompanhamento, opinião e participação nas eleições de alvos, conjuntamente com a Secretaria do Trabalho/Ministério do Trabalho, com foco nos empreendimentos agroindustriais localizados no Estado do Pará. 
GT Garimpo 
Atuação despersonalizada no PAJ 265.2007.08.001/0 (Garimpo do Lourenço/Calçoene/AP) e apoio institucional do GT nas frentes abertas; No âmbito do GEFM Grupo Especial de Fiscalização Móvel, foi realizado acompanhamento ativo e participação nas operações de fiscalização, notadamente com a aproximação interinstitucional com a Polícia Federal, com foco nos Garimpos Ilegais na Amazônia brasileira e realização de mais de oito operações conjuntas. Tratativas estão em andamento com a Superintendência da Polícia Federal em Roraima para integrar o MPT nas operações rotineiras em garimpos da região; Participação do GT nas reuniões da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro; Força-tarefa conjunta com a CONATPA em embarcações utilizadas na extração de materiais mineráveis; Participação do GT nas reuniões do Grupo de Trabalho Tripartite da Norma Regulamentadora nº 22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração) em Belo Horizonte/MG; Parceira com CONATPA para confecção de roteiro de atuação em garimpo fluvial, com foco em acidentes que envolvam mergulhadores (em processo de revisão). 
GT Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Periféricas 
Realização de simpósios, campanhas e capacitações; Parceria firmada com UNOPS e recursos revertidos para execução de um diagnóstico, a fim de identificar as necessidades do mercado (entes privados) e das pessoas destinatárias na região da PTM de Governador Valadares/MG quanto ao conteúdo da posterior qualificação na área de tecnologia da informação; Parcerias realizadas entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e Sistema ONU: UNAIDS e UNOPS. 
GE Escravidão, Gênero e Raça 
Articulação para inserção no relatório força-tarefa da CONAETE de formulário, de preenchimento obrigatório pelos procuradores(a) que participam das operações, contendo dados sobre as vítimas, inclusive sobre gênero, raça e cor; Articulação com a Comissão do Temário a inserção na Área Temática 2, entre os temas da CONAETE, dos subtemas trabalho escravo doméstico e exploração sexual/escravidão sexual. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 3 
GT Trabalho Doméstico 
Resultados parcialmente alcançados: 

Ampliar o acesso à justiça pelas trabalhadoras domésticas; Aprimorar a atuação do MPT em casos de violência e assédio no trabalho doméstico por meio de Nota Técnica; Obter material qualificado de apoio a membros(as) e profissionais de entidades parceiras; Estimular a geração de renda para trabalhadoras domésticas resgatadas do trabalho escravo ou de violência e assédio; Aprimorar a atuação no pós-resgate nos casos de trabalho escravo doméstico. 

GT Violência e Assédio 
Conclusão do desenvolvimento do aplicativo SOS Trabalho, bem como sua ampla divulgação; Difusão Programa pelo Fim da Violência contra a Mulher, bem como a formalização de parcerias para sua ampliação, e do material de apoio ao programa; Impressão da revista em quadrinhos Pelo Fim da Violência contra a Mulher para divulgação em reuniões públicas presenciais, bem como entre entes e as empresas parceiras; Apoio aos colegas que possuem investigação sobre violência e assédio em procedimento de âmbito nacional, a fim de traçar estratégias de atuação. 
GT Gênero e Cuidado 
Realização de rodas de conversa e eventos externos e internos sobre licença parental; Realização de campanhas educativas. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 
GT Nanotecnologia 
Mapeamento dos principais riscos à saúde física e mental de trabalhadores envolvidos com os produtos nanotecnológicos e materiais avançados, em quaisquer etapas de seu ciclo econômico; Mapeamento de possíveis medidas preventivas vinculadas a esses riscos; Estabelecimento de espaços de diálogo e celebração de convênios com a Academia, ONGs e integrantes da Administração Pública, para fins de intercâmbios de ideias e celebração de convênios e parcerias estratégicas; Mapeamento do estado da arte no diagnóstico, estabelecimento de nexos etiológicos e de medidas preventivas de doenças relacionadas à pesquisa e desenvolvimento, produção, processamento, aplicação, comercialização, transporte e outras etapas do ciclo econômico de produtos nanotecnológicos, materiais avançados e tecnologias disruptivas convergentes. 
GT Polo Gesseiro do Araripe 
Resultados parcialmente alcançados: 

Ações de combate ao trabalho infantil e exploração sexual infantil no setor; Lançamento da Revista MPT em Quadrinhos do Gesso; Implementação das ações previstas no PDL. 

GT Apoio às Gestantes e Lactantes 
Campanhas; Diálogo com Executivo e Legislativo. 
GT Agrotóxicos 
ACP banimento/suspensão ATRAZINA; Manual para Atuação na Temática dos Agrotóxicos. 
GT Condição de Trabalho dos Motoristas 
Deflagrada Operação Jornada Legal, apontou a gravidade das condições de trabalho do dia a dia de motoristas profissionais nas estradas do país; Realizadas fiscalizações em quatro estados brasileiros; Realizada inspeção na Ceagesp, em São Paulo. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 5 
GT Estagiários 
Publicidade à atuação do MPT mediante atividades variadas, a exemplo de audiências públicas, seminários, campanhas publicitárias, entre outros meios igualmente eficazes. 
GT BR Foods 
Resultados parcialmente alcançados: 

Acompanhar o cumprimento do acordo de âmbito nacional, adotando as medidas necessárias para que todas as obrigações sejam integralmente cumpridas; Formular estratégias de investigação e atuação que possam auxiliar membros(as) do MPT na condução dos casos sob sua responsabilidade; Adoção das medidas necessárias à fiscalização do cumprimento do acordo e da decisão judicial, inclusive com a realização de inspeções nas diferentes unidades da empresa. 

GT Facções de Vestuário 
Resultados parcialmente alcançados: 

Fornecer suporte e auxílios a membros(as) que conduzem expedientes sobre a matéria, inclusive organizando e participando de inspeções; Formular e consolidar estratégias de atuação que possam auxiliar membros(as) do MPT na condução dos casos sob sua responsabilidade. 

GT Aurora 
Realização de inspeções no âmbito de força-tarefa na região de Chapecó/SC; Realização de reuniões com representantes da cooperativa, com o objetivo de apresentar sua finalidade e requisitar documentos e informações para viabilizar futuras inspeções. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 6 
GT Inclusão Socioprodutiva de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis 
Manual de atuação e implementação do projeto elaborado; Capacitação de membros(as) e servidores(as) do MPT; Disponibilização de materiais de apoio para a implementação do projeto na intranet/CONAP, acessível aos membros(as) e servidores(as) do MPT; Capacitação de membros(as) e servidores(as) a respeito do projeto (Setef ou ESMPU). 
GT Formulário Off-Line 
Resultado parcialmente alcançado: 

Desenvolvimento do aplicativo Dr. Watson. 

GT Promoção da Integridade e do Trabalho Decente na Administração Pública ICMBio 
Levantamento dos temas de maior relevância institucional; Discussão dos objetivos do ano corrente; Avaliação do ano passado e atualização normativa do programa de treinamento; Realização de treinamento envolvendo gestores e fiscais de contratos, bem como a equipe de apoio.  
GT Trabalho no Sistema Prisional 
Elaboração de notas técnicas; Apresentação de proposição à Comissão interministerial formada pela CSP/CNMP para a revisão da Resolução CNMP 56/2010; Complementação do “Manual de Inspeção a Unidades Prisionais” do CNMP (documento que não trata do MPT) para espelhar a realidade deste órgão; Análise da minuta do projeto “Trabalho no Sistema Prisional: Fomento ao Fundo Rotativo”, a ser lançado pela CSP/CNMP, com apresentação de sugestões; Apresentação de sugestões quanto à minuta do Termo de Cooperação Técnica a ser firmado com o CNMP, objetivando a cooperação mútua para realização de estudos, desenvolvimento de metodologias de inspeção prisional e aperfeiçoamento de práticas resolutivas e estruturantes para implementação da Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional. 
GT Saúde Mental dos Agentes de Segurança Pública 
Resultados de 2023 ainda não consolidados. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 7 
GT Escalpelamento por Embarcações 
Resultados parcialmente alcançados: 

Conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao escalpelamento; Reinserir as mulheres no mercado de trabalho; Combater o trabalho infantil a bordo de embarcações. 

Tabela Resultados dos Grupos de Trabalho e Grupos de Estudo 2023 

 

No exercício de 2023 foram implementados os projetos estratégicos finalísticos constantes da tabela a seguir, intitulada Coordenadorias Nacionais, Projetos estratégicos e respectivos temas:  

 

Coordenadorias Nacionais, projetos estratégicos e respectivos temas. 

Coordenadoria 
Projeto 
Tema do projeto 
Codemat 
Combate ao câncer relacionado ao trabalho 
Promoção de ações de prevenção do câncer relacionado ao trabalho e fomento do aprimoramento dos sistemas de notificação, registro e vigilância à saúde de trabalhadores expostos a agentes cancerígenos. 
Adequação das condições de trabalho em Frigoríficos 
Adequação do meio ambiente de trabalho em frigoríficos, dando efetividade aos direitos fundamentais dos trabalhadores no tocante ao trabalho decente e à saúde. 
Banimento do amianto no Brasil 
Banimento do amianto e implementação de políticas de vigilância à saúde dos trabalhadores expostos ao amianto. 
Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS 
Fortalecimento das instâncias do SUS que atuam na Saúde do Trabalhador, bem como das diferentes instâncias de controle social no tema, de modo a trazer benefícios para a saúde e segurança do trabalhador. 
Promoção da Regularidade das notificações de acidentes de trabalho 
Incremento da notificação de acidentes e agravos à saúde no sistema previdenciário e no SINAN e, por consequência, redução da subnotificação de acidentes e agravos à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras. Integração entre o MPT e as entidades, integrantes ou parceiras do SUS e na Previdência, vocacionadas para a criação, operacionalização e controle das políticas de proteção e promoção da saúde do trabalhador e da trabalhadora. 
Conaete 
Capacitação da rede de assistência e acolhimento dos trabalhadores resgatados 
Capacitação dos profissionais da rede de assistência e acolhimento de trabalhadores resgatados, dos municípios com os maiores índices de naturalidade dos trabalhadores resgatados, de acordo com o Observatório Digital do Trabalho Escravo. 
Reação em Cadeia: atuação do Ministério Público do Trabalho em cadeias produtivas 
Elaboração de matérias sobre atuação em cadeias produtivas relevantes para auxiliar membros(as) do MPT. 
Liberdade no Ar 
Disseminação de conhecimento sobre o tráfico de pessoas e o trabalho escravo, sensibilizando os passageiros, funcionários de aeroportos e de empresas aéreas, como mais um instrumento de prevenção e combate a tais práticas. 
Conafret 
Individualização do FGTS 
Promoção do diálogo social e da proteção social no trabalho, bem como a valorização dos direitos trabalhistas, atuando com objetivo de intermediar a interlocução entre CEF e empresas empregadoras, a fim de promover a individualização do FGTS em depósitos realizados sem discriminação. 
Plataformas Digitais 
Elevação do patamar mínimo de direitos assegurados à categoria dos trabalhadores contratados por plataformas digitais. 
Conalis 
O MPT no Combate aos Atos Antissindicais 
Mudança da cultura institucional sobre o trato das práticas antissindicais, aprimoramento da atuação do MPT na promoção da liberdade sindical. 
Conap 
Adequação das condições de trabalho no Sistema Prisional 
Adoção de planos estaduais da Política Nacional de Trabalho do Preso e Egresso, coordenação e subsídio do planejamento das operações para inspeções no sistema prisional e atuação articulada com o Conselho Nacional de Justiça dentro do marco do termo de Cooperação. 
Saúde na Saúde 
Promoção do meio ambiente do trabalho nos hospitais públicos e unidades básicas de saúde, assim como verificação da regularidade da contratação de organização social ou cooperativa e seu impacto no ambiente laboral dos profissionais do setor. 
Conatpa 
Ouro Negro 
Modelação de um ambiente de trabalho seguro e saudável e de relações de trabalho protegidas no setor de produção e exploração do petróleo. 
Mar a Mar 
Estratégias de atuação para realização de ações em âmbito nacional que visem à promoção e à melhoria de condições de trabalho a bordo dos navios. 
Portos Seguros 
Estabelecimento de estratégias de atuação do MPT, em âmbito nacional, no combate à falta de segurança nas operações portuárias, seja nos terminais privativos, seja nos terminais públicos, buscando-se, dessa forma, proteger a saúde e a própria vida dos trabalhadores avulsos ou vinculados que se ativam nas operações portuárias. 
Santiago 
Estabelecimento de estratégias de atuação para realização de ações em âmbito nacional que visem à promoção e à melhoria das condições de trabalho dos pescadores, combatendo o meio ambiente de trabalho precário. As iniciativas do projeto serão desenvolvidas em quatro eixos: prevenção e conscientização, fiscalização, investigação e articulação. 
Coordigualdade 
Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho 
Inclusão no mercado de trabalho, notadamente nas áreas da advocacia, publicidade e empresarial, jovens negras e negros universitários da graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, de universidades públicas e privadas. 
Empregabilidade LGBTQIA+ 
Promoção da capacitação e sensibilização de membros(as), servidores(as) e do público externo para a temática da igualdade de oportunidades à população LGBTQIA+, de modo a garantir que os valores da diversidade e do respeito sejam efetivamente implementados e internalizados na cultura empresarial e na sociedade. 
Acessibilidade e Inclusão de PCD e Beneficiários Reabilitados 
Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho a partir da promoção do cumprimento da cota de contratação, da eliminação das diversas barreiras que obstam essa inclusão, e da não inclusão de cláusulas discriminatórias em convenções e acordos coletivos de trabalho. 
MPT pelo fim da violência contra a mulher 
Promoção da atuação concertada do Ministério Público do Trabalho que possibilite a conscientização do maior número de pessoas interna e externamente para a necessidade do combate à discriminação; Oferta de oportunidades concretas de trabalho para mulheres em situação de violência de gênero, especialmente violência doméstica; Fortalecimento das políticas públicas de combate à violência contra a mulher e engajamento de empresas no combate à violência no trabalho, diminuindo a conflituosidade social e seu reflexo na justiça. 
Coordinfância 
MPT na Escola 
Prevenção e erradicação do trabalho infantil em municípios com piores índices de trabalho infantil (conforme dados do Observatório de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, especialmente do "Prova Brasil 2017") que recebam cofinanciamento federal para as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e que tenham elevados índices de trabalho infantil e/ou com presença de cadeias produtivas relevantes com incidência de trabalho infantil, por intermédio da sensibilização e da transmissão de informação aos educadores e formação cidadã de crianças e adolescentes na escola. 
Resgate à Infância 
Prevenção e combate do trabalho infantil, conscientização da sociedade, fomento de políticas públicas, promoção da formação profissional e proteção ao trabalhador adolescente. 
Aprendizagem Profissional na Iniciativa Privada 
Prevenção e erradicação do trabalho infantil em municípios com piores índices de trabalho infantil, por meio da promoção da aprendizagem profissional. 
Políticas Públicas 
Prevenção e erradicação do trabalho infantil em municípios, previamente identificados e selecionados a partir de fatores objetivos: piores índices de trabalho infantil, conforme censo demográfico do IBGE, aceite do cofinanciamento federal para execução das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e baixos índices de IDH e/ou com presença de cadeias produtivas relevantes com incidência de trabalho infantil. 
Conalis - Coordigualdade 
Sindicalismo e Diversidade 
Construção de uma cultura organizacional sindical com foco na diversidade como meio de expandir a militância e as suas possibilidades de atuação, de gerar um sindicalismo enriquecido e proativo, que incentiva trocas mútuas e aprendizagem, aliando a defesa dos interesses da categoria com um ideal ou missão social voltada para a diversidade. 
Conap - Coordinfãncia 
Inclusão Social e Produtiva de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis 
Promoção da inclusão social e produtiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis que trabalham em lixões a céu aberto, com o afastamento de crianças e adolescentes dessa atividade e promover a regularização da contratação das associações e cooperativas de catadores(as) pelos municípios. 

Fonte: Portifólio de projetos do MPT 

 

Na tabela, a seguir, são apresentados os resultados dos projetos por objetivos estratégicos. As avaliações anuais dos projetos com os resultados alcançados no ano anterior somente são apresentadas ao final de janeiro do ano corrente. 

Assim, na tabela constam os resultados alcançados ao longo de 2022 e apresentados em 2023: 

 

Resultados dos projetos finalísticos – 2023

Projeto Finalístico 
Resultados  
OBJETIVO ESTRATÉGICO 1 
MPT na Escola 
Elaboração e publicação do Regulamento Nacional Unificado do Prêmio MPT na Escola para o ano de 2022; 

Elaboração de modelos de documento para auxiliar as PRTs e PTMs na implementação do projeto MPT na Escola, tais como: despachos, ofícios, passo a passo, entre outros; Articulação com Ministério da Educação para que haja efetiva implementação da lei da educação antirracista no que tange aos estudos afro-brasileiros; Realização de capacitação nacional virtual para profissionais da educação envolvidos com o Projeto MPT na Escola, para que atuem como multiplicadores(as). 

Resgate à Infância 
Realização de visitas técnicas, entrevistas e oficinas de capacitação presenciais com a rede de proteção da criança e do(a) adolescente na região. 
Aprendizagem Profissional na Iniciativa Privada 
Solicitada à Justiça do Trabalho a realização de mutirão de julgamento de processos que versam sobre aprendizagem profissional; Realização de Seminário "Aprendizagem profissional: aspectos práticos e desafios”, em parceria com Justiça do Trabalho e Ministério do Trabalho; Participação em audiências públicas na Câmara dos Deputados. 
Políticas Públicas 
Realizado o Curso “Sistema de Garantias de Direitos e Políticas Públicas de Enfrentamento ao Trabalho Infantil” por meio da ESMPU; Realizado evento em parceria com a CNM para tratar do Fundo da Infância e Adolescência. 
Inclusão Social e Produtiva de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis 
Capacitação de membros(as) e servidores(as); Material de apoio disponível na intranet da CONAP/PGT. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 2 
Capacitação da rede de assistência e acolhimento dos trabalhadores resgatados 
Execução de Capacitações; Minuta do Protocolo de Intenções para o desenvolvimento dos PRECAVs e Liberdade no Ar;  
Reação em Cadeia: atuação do Ministério Público do Trabalho em cadeias produtivas 
Mapeamento das Cadeias Produtivas selecionadas (pelos critérios de maior gravidade de violações trabalhistas e com maior desenvolvimento econômico); Relatório de acompanhamento; Reuniões com sindicatos, empresas-líderes, empresas intermediárias (distribuidoras), bancos, agências e câmaras de comércio exterior, secretarias estaduais (agricultura, trabalho e/ou direitos humanos), selos certificadores, secretarias da fazenda estaduais, universidades, órgãos públicos ligados à temática (Embrapa, Ceplac, EBDA, MAPA); Realização de seminário para divulgação interna do material. 
Liberdade no Ar 
Capacitação para 2.197 pessoas; Alteração do Regimento Interno da ANAC para trazer o tema do tráfico de pessoas entre as atribuições do órgão; Celebração de termo de adesão com o TST, que tem compartilhado a temática do projeto. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 3 
Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho 
40 jovens negras e negros universitários capacitados; Elevação do percentual de contratação de jovens negras e negros universitários em 30%, em âmbito nacional. 
Empregabilidade LGBTQIA+ 
Realização do Evento denominado “Encontro Anual Empregabilidade LGBTQIA+; Lançamento do Livro do “Projeto Transgarçone – Extensão Universitária e Inclusão Social na Gastronomia”, com publicação do artigo denominado “MPT e Transgarçone: da recomposição do bem jurídico lesado ao possível enquadramento de ações extensionistas como projetos sociais”, de autoria do procurador do Trabalho Rogério Guimarães e professor Breno de Paula Andrade Cruz; Realização de audiência coletiva. 
Acessibilidade e Inclusão de PCD e Beneficiários Reabilitados 
46 novos procedimentos instaurados em face das maiores empresas devedoras da cota de inclusão social de pessoas com deficiência; Realização de evento Reconecta. 
MPT pelo fim da violência contra a mulher 
Adesão de 8 empresas ao programa com o objetivo de promover melhorias nas políticas empresárias de controle e erradicação da violência no trabalho; 50 mulheres, atendidas pelos sistemas de justiça e assistência social, efetivamente contratadas por empresas que aderiram ao programa pelo fim da violência contra a mulher; 50.102 trabalhadoras beneficiadas pela adesão das empresas ao projeto. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 
Combate ao câncer relacionado ao trabalho 
Capacitação de membros(as) e servidores (as); Campanha Outubro Rosa. 
Adequação das condições de trabalho em Frigoríficos 
Cerca de 580 mil trabalhadores beneficiados pela atuação do Projeto de Frigoríficos; Inspeção de estabelecimento com aplicação do checklist para adequação do ambiente de trabalho. 
Banimento do amianto no Brasil 
Realização de Seminário (Inter)nacional sobre os malefícios à saúde e as tensões sociais, políticas e econômicas relativas aos processos produtivos que se beneficiaram da matéria-prima cancerígena; Atuação em face do transporte e movimentação da fibra de amianto – da mina até à exportação. 
Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS 
Membros(as) e integrantes de entidade parceiras e sociedade civil capacitados em cursos e seminários. 
Promoção da Regularidade das notificações de acidentes de trabalho 
Realização de capacitações; Elaboração de minutas de documentos para subsidiar a atuação de membros do GAET; Levantamento de dados de subnotificação; Elaboração e publicação do Manual de Atuação do Projeto; Realização de aproximação com Receita Federal para conhecer atuação e verificar possibilidades de atuação conjunta na Operação GILRAT. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 5 
Individualização do FGTS 
Elaboração de modelos de peças (portaria de instauração de inquérito civil; despacho de apreciação prévia; TAC; ACP; ata de reunião); Individualização do FGTS em 19,52% das empresas investigadas. 
Plataformas Digitais 
97,81% de membros(as) do MPT aderiram ao escopo do Projeto, com vistas à construção permanente de uma atuação uniforme, coesa, fortalecida e profissional do MPT na temática; Ajuizamento de ações, celebração de acordos e expedição de recomendações às empresas que operam por meio de plataformas digitais. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 6 
Adequação das condições de trabalho no Sistema Prisional 
52 inspeções realizadas em unidades prisionais; 6.473 postos de trabalho de presos inspecionados em oficinas de trabalho; 3.756 postos de trabalho de servidores e terceirizados inspecionados em unidades prisionais; Conclusão de modelos de inspeção em unidade prisional nacionalmente aplicável, por meio de aplicativo apto à geração de relatórios automatizados de inspeção, termos de ajustamento de conduta e ações civis públicas. 
Saúde na Saúde 
Reuniões com órgãos parceiros; Dois procedimentos instaurados. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 7 
Ouro Negro 
Trabalho junto à Petrobras para paralisação do uso de MTAs – Módulos de Acomodação Temporária de forma definitiva nas plataformas do RJ, Campos, Santos e Espírito Santo; Acompanhamento, com solução por acordo, entre SINDIPETRO NF e Petrobras, para atendimento ao item 0115 da NORMAM 27; Acompanhamento dos TENORMs gerados nas plataformas no PROMO 005310.2018.01.000-7, com objetivo de criar um protocolo de monitoramento da saúde dos trabalhadores das empresas prestadoras de serviços de limpeza de dutos e vasos separadores. 
Mar a Mar 
Estabelecimento de convênios, parcerias e Acordos de Cooperação Técnica, para realizar mapeamento das embarcações que ingressem em águas jurisdicionais brasileiras e prestem serviços em caráter contínuo; Estabelecimento de convênios e parcerias com órgãos do Poder Executivo, para fiscalizar condições de trabalho a bordo dos navios. 
Portos Seguros 
Constatação in loco dos integrantes das forças-tarefas, verificando as irregularidades ligadas às normas de saúde e segurança do trabalho; Elaboração de relatórios técnicos pelos analistas periciais da instituição que, forçosamente, devem integrar o grupo móvel; Em decorrência das forças-tarefas realizadas em 2022, foram implementadas melhorias que afetaram todos os trabalhadores dos portos inspecionados. 
Santiago 
Inspeção de embarcações; Fiscalização de cadeias produtivas. 
OBJETIVO ESTRATÉGICO 8 
O MPT no Combate aos Atos Antissindicais 
Elaboração e execução de campanha publicitária interna e externa; Diálogo social com as entidades sindicais, atores sociais e público externo sobre a temática do projeto; Elaboração e execução de Curso de Capacitação de Combate aos Atos Antissindicais; Fomento da tutela do foro sindical. 
Sindicalismo e Diversidade 
Evento de abertura do Projeto: Lançamento dos Diálogos Institucionais na campanha Maio Lilás; Lançamento de CARDs, com periodicidade trimestral ente 05/21-12/22; 

Realização de lives. 

Fonte: MPT Digital Administrativo 

 

As forças-tarefas também foram um instrumento de atuação empregado em 2022, conforme gráfico intitulado Forças-tarefas realizadas por Coordenadoria Nacional – 2023, abaixo.  

Forças-tarefas realizadas por Coordenadoria Nacional 2023 
Coordenadoria Nacional 
Quantidade de Forças-Tarefas 
Conaete 
254 
Conatpa 
21 

Fonte: Sistema de Forças-tarefas do MPT 

MPT_p45_Forcas-Tarefas-Realizadas-CNs-2023.png

 

[topo]

Principais canais de comunicação com a sociedade e partes interessadas

 

Ouvidoria do Ministério Público do Trabalho  

O canal preferencial de acesso do usuário à Ouvidoria do Ministério Público do Trabalho (MPT) é o Formulário Eletrônico. 

O formulário, para que as pessoas possam fazer solicitações, reclamações, representações, sugestões, críticas e elogios, acompanhar suas manifestações e registrar pedidos de informações, está disponível no portal na internet: https://mpt.mp.br/pgt/ouvidoria  

 Ouvidoria-MPT.JPG

Além do Formulário Eletrônico, o acesso à Ouvidoria pode ser feito pessoalmente ou por meio de:  

Carta: Endereço: SAUN Quadra 5, Lote C, Torre A, Sala 1.605, Brasília-DF, CEP: 70040-250.       

E-mail: ouvidoria@mpt.mp.br  

Telefone(s): (61) 3314-8828 / 8788 / 8653  

Aplicativo: “MPT OUVIDORIA”, para sistema operacional Android, disponível na Google Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.mp.mpt.ouvidoria    

 

Resultados dos serviços da Ouvidoria  

As manifestações recebidas pela Ouvidoria, por meio de qualquer um de seus canais de comunicação, são registradas no Formulário Eletrônico. Em 2023, a Ouvidoria contabilizou um total de 2.316 mensagens recebidas. 

Para uma melhor compreensão do quantitativo, nossos relatórios anuais disponibilizam uma estatística dos dados em série histórica: 

CLASSE DE MANIFESTAÇÕES RECEBIDAS 

SÉRIE HISTÓRICA 

CLASSE 
2021 
2022 
2023 
Reclamações  
77 
173 
78 
Representações 
1.667 
1.874 
2.113 
Críticas 
13 
13 
8 
Sugestões  
8 
7 
6 
Elogios 
6 
7 
14 
Pedido de Informação 
56 
40 
97 
TOTAL 
1.827 
2.114 
2.316 

Legenda: Classe de manifestações recebidas série histórica 

Em virtude do desconhecimento, por parte do usuário, da diferença entre as atribuições do Ministério Público do Trabalho e as atribuições do Ministério do Trabalho e Emprego, recebemos uma grande quantidade de manifestações alheias aos serviços prestados pela Ouvidoria do MPT. 

O Relatório Anual da Ouvidoria especifica o total de manifestações recebidas de acordo com a classificação por assuntos estabelecida pela Ouvidoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

Em 2023, a Ouvidoria recebeu 10 requerimentos referentes à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foram encaminhados ao Encarregado de Dados. O Encarregado de Dados encaminhou as respostas à Ouvidoria, que, por sua vez, repassou as respostas aos manifestantes. 

DEMANDAS POR ASSUNTO 

SÉRIE HISTÓRICA 

 
2021 
2022 
2023 
ACESSIBILIDADE  
- 
- 
- 
ADMINISTRAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO 
449 
420 
364 
ATUAÇÃO DE MEMBROS OU SERVIDORES 
36 
32 
22 
CONCURSO PÚBLICO 
18 
10 
14 
CONSULTAS E DÚVIDAS JURÍDICAS 
82 
88 
81 
CRIMES 
3 
7 
6 
DEMANDAS ALHEIAS À COMPETÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO 
394 
849 
765 
DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO, ETNIA, CONDIÇÃO FÍSICA, SOCIAL OU MENTAL 
8 
6 
4 
EDUCAÇÃO 
- 
- 
1 
ELEITORAL 
- 
28 
1 
IDOSO 
2 
- 
- 
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 
- 
- 
- 
INFÂNCIA E JUVENTUDE 
12 
12 
8 
MEIO AMBIENTE 
- 
1 
OUTROS 
617 
569 
922 
SAÚDE 
118 
17 
1 
SERVIÇOS PÚBLICOS 
3 
2 
7 
SINDICAL E QUESTÕES ANÁLOGAS 
29 
33 
23 
TOTAL 
1.771 
2.074 
2.219 

Tabela: Demanda por assunto – série histórica. 

 

Serviço de Informação ao Cidadão – Lei de Acesso à Informação  

As informações relativas à atuação do Ministério Público do Trabalho estão disponíveis no Portal da Transparência (https://mpt.mp.br/MPTransparencia/). 

A solicitação de informações eventualmente não publicadas no portal pode ser feita por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, (https://mpt.mp.br/pgt/ouvidoria/servico-de-informacao-ao-cidadao), cuja recepção está a cargo da Ouvidoria, que encaminha aos setores e órgãos detentores da informação e faz o monitoramento dos prazos de resposta.  

No período de 01/01 a 31/12/2023, o Serviço de Informação ao Cidadão recepcionou o total de 97 pedidos de informação. Todos os pedidos foram atendidos dentro do prazo. 

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO 

LAI Lei de Acesso à Informação 

2021 
2022 
2023 
56 
40 
97 

Tabela – Pedido de informações – série histórica 

 

Os pedidos de informação versam sobre temas diversos como: dados estatísticos referentes à atuação das coordenadorias temáticas, programas de estágio nas unidades do Ministério Público do Trabalho (Procuradoria-Geral do Trabalho e Procuradorias Regionais do Trabalho) e subsídios para pesquisas acadêmicas. Porém, a maioria está relacionada a concursos públicos, quantitativo de cargos vagos, expectativa de aposentadoria e outras informações de posse da área de recursos humanos. 

INFORMAÇÕES GENÉRICAS SOBRE O(A) SOLICITANTE 
 
2021 
2022 
2023 
Pessoa física 
56 
40 
93 
Pessoa jurídica  
- 
- 
4 
Masculino 
32 
21 
50 
Feminino 
24 
19 
43 

Tabela – Perfil do solicitante – série histórica 

Cabe registrar que a página institucional do Ministério Público do Trabalho, na internet, disponibiliza, além do contato da Ouvidoria, outros meios de comunicação (aba “Fale com o MPT”), com o objetivo de melhor esclarecer e direcionar o cidadão no que diz respeito ao canal mais adequado para apresentar sua demanda. 

Canais-contato-MPF.JPG 

Legenda: Canais de contato com o MPT 

 

Mecanismos de transparência das informações relevantes sobre a atuação da unidade  

O Portal da Transparência do Ministério Público do Trabalho, que pode ser acessado por meio do link (MPTransparência), disponibiliza todas as informações acerca das ações finalísticas do Ministério Público do Trabalho (Relatórios das Coordenadorias Nacionais/Programas Nacionais e Termos de Ajuste de Conduta (TACs)), bem como sobre as medidas decorrentes do Planejamento Estratégico e acerca das licitações, contratos, convênios, despesas com cartões corporativos, diárias e passagens, treinamento, orçamento, recursos humanos e gastos mensais com investimento e custeio etc.  

 

Aferição do grau de satisfação dos cidadãos-usuários – Cultura, ética e valores institucionais  

O Planejamento Estratégico do MPT, para o período de 2023-2030, estabelece a missão e visão do órgão ministerial, nos seguintes termos: 

- “Missão: defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis para a efetivação dos direitos fundamentais do trabalho;” 

- “Visão: ser referência como instituição promotora do trabalho digno e do desenvolvimento socialmente sustentável;” 

A partir da definição da missão e visão organizacional, importante que a relação entre os(as) servidores(as)/colaboradores(as) e entre esses e o público externose balize nos valores que orientam o comportamento da organização, de modo que a atuação dos(as) funcionários(as) esteja alinhada com a essência e identidade institucional.  

A Ouvidoria do MPT canal de acesso direto e desburocratizado, pelo qual o cidadão demanda, acompanha e conhece ações atinentes ao órgão , acaba por fortalecer a transparência institucional e o diálogo com a sociedade, favorecendo, portanto, a participação e democratização da gestão.  

Diante disso, essencial que a Ouvidoria desenvolva suas atividades e processos de trabalho dentro dos padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé, de forma que os valores adotados pelo órgão estejam presentes nas relações entre os(as) servidores(as)/colaboradores(as) e o usuário do serviço público. 

Além disso, uma conduta ética profissional, pautada na lisura e integridade comportamental, a partir do momento em que é capaz de promover maior integração na relação entre as partes, acaba por refletir, positivamente, na imagem e reputação da instituição. 

Nesse cenário, cabe destacar que o art. 3º do Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União e da Escola Superior do Ministério Público da União (Portaria PGR nº 98, de 12 de setembro de 2017) dispõe sobre princípios e valores fundamentais a serem observados, dentre os quais se destaca o princípio da transparência, que objetiva corroborar a divulgação de informações, tanto entre suas unidades quanto para a sociedade, visando à promoção do desenvolvimento de cultura interna de intercâmbio de informações para fortalecimento da atuação institucional e do controle social, ressalvados os casos de sigilo legalmente previstos. 

No formulário da Ouvidoria, ao receber a resposta, o cidadão é convidado a avaliar a efetividade do atendimento prestado por meio do formulário de pesquisa de satisfação (Ouvidoria-MPT), atribuindo notas 1 (ruim), 2 (regular), 3 (bom) ou 4 (ótimo). 

Em 2023, 60% (32 de 53) dos manifestantes avaliaram o grau de satisfação quanto aos serviços prestados pela Ouvidoria como ÓTIMO. 

60% (32 de 53) dos manifestantes avaliaram a clareza das informações prestadas pela Ouvidoria como ÓTIMO. 

64% (34 de 53) dos manifestantes avaliaram o tempo de resposta utilizado pela Ouvidoria como ÓTIMO. 

Considerando que a participação na pesquisa é facultativa, o resultado pode, eventualmente, não refletir o grau preciso de satisfação dos usuários com o atendimento prestado pela Ouvidoria. 

 

[topo]

Outros canais de comunicação com a sociedade

Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral do Trabalho  

A Secretaria de Comunicação do Gabinete do Procurador-Geral do Trabalho (Secom) foi criada em 29 de janeiro de 2021 pela Portaria PGT nº 151/2021, que conferiu novas denominação e estrutura à Assessoria de Comunicação Social (Ascom). O subprocurador-geral do Trabalho Sebastião Vieira Caixeta e o procurador regional do Trabalho Philippe Jardim compõem a Secom, nos cargos de secretário de Comunicação e secretário-adjunto de Comunicação, respectivamente. Foram nomeados pela Portaria PGT nº 1384/2023. 

A Secom está organizada em núcleos coordenados pelo secretário operacional de Comunicação, Rodrigo Farhat. O núcleo de Imprensa, sob responsabilidade de Isabel Braga, é integrado pelos jornalistas Fabíula da Costa de Sousa, Jeferson Melo Ribeiro, João Carlos Souto Ebling, Rafaela Alvim, Rogério Brandão, pela revisora Catia Nagano e pelo repórter fotográfico Ubirajara Machado. No núcleo de Publicidade estão Álvaro Faria, Cyrano Vital, Guilherme Peixoto e Sâmela Lemos. Jorge Castro e Priscila da Costa e Silva atuam no núcleo de Audiovisual. Ana Carolina Ramos, Ana Paula Fayão, Letícia Borges da Rocha, Melissa Gomes da Silva e Rafael Felipe dos Santos atuam no núcleo de Relações Públicas. E Flávia Araújo e Kelma Barreto integram o núcleo Administrativo. A Secom conta ainda com Fellipe Dias, Inglid Alves Mendes, Letícia Lima de Jesus e Paulo Viana, trabalhadores de empresa terceirizada, e com os estagiários Bianca de Souza Rocha, Tácita Lacerda Freitas e Vítor Guilherme Ventura Ferreira. 

 

Resgate Trabalho Escravo 

Durante 2023, alguns temas de atuação do MPT demandaram a atuação da Secom e das Ascoms das PRTs, com destaque para noticiar e atender à imprensa nos casos de resgates de trabalhadores de trabalho escravo contemporâneo. Foram mais de 3 mil trabalhadores retirados de condições análogas à escravidão em 2023. Já em fevereiro, o resgate de mais de 200 trabalhadores que trabalhavam em vinícolas do Rio Grande do Sul demandou uma série de entrevistas por parte de procuradoras e procuradores do Trabalho que atuaram no caso, além do próprio procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira. Em setembro, foi realizada uma entrevista coletiva para repassar os dados à imprensa sobre os mais de 500 resgatados só no mês de agosto, na terceira edição da Operação Resgate. O PGT participou da entrevista coletiva que mobilizou as principais autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Federal, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e Polícia Rodoviária Federal. A ação repercutiu em inúmeros veículos de comunicação do país e contribuiu para elevar a conscientização da sociedade para a importância de erradicação da escravidão contemporânea. 

 

Comunicação interna   

Portal internet  

Em 2023, 1.228 notícias foram publicadas no portal do MPT (www.mpt.mp.br). São notícias produzidas pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral do Trabalho (Secom/PGT) e pelas Assessorias de Comunicação das 24 Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs). O conteúdo veiculado no portal do MPT e nas páginas das PRTs, além de ser reproduzido integralmente por diversos veículos impressos e eletrônicos, também é usado como pauta por esses mesmos veículos. 

 

Campanhas institucionais  

Em 2023, o MPT produziu 14 campanhas institucionais, com destaque para:  

Campanha contra trabalho escravo – Não são números, são pessoas. 

Campanha contra trabalho infantil no Carnaval – O mundo é mais colorido sem trabalho infantil.  

Campanha Mês da Mulher. 

Divulgação da III Conferência de Gênero, Raça e Diversidade: Contracultura no Trabalho.  

Divulgação da campanha Faça Bonito, de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. 

Abril Verde – O trabalhador não é invisível, segunda edição. 

Maio Lilás O que é um ato antissindical. 

Direito de Amamentar. 

Divulgação da campanha de 12 de junho, contra trabalho infantil, Lançamento de cordel e clipe com o poeta Bráulio Bessa. 

Divulgação da websérie do projeto Liberdade no Ar, de combate ao tráfico de pessoas. 

Divulgação da campanha Trabalhadora Doméstica. 

Divulgação da campanha sobre Lei Maria da Penha. 

Campanha sobre consulta pública para elaboração do planejamento dos temas trabalhistas prioritários do MPT – O MPT quer ouvir você. 

Campanha Paternidade Ativa. 

Campanha esclarecimentos sobre o Escalpelamento. 

Campanha Operação Resgate III. 

Divulgação do Seminário Nacional da Lei do Estágio. 

Campanha contra Capacitismo – Com acessibilidade e adaptação, a pessoa com deficiência pode trabalhar onde e com que ela quiser.  

Divulgação da campanha História de Maria – Não existe final feliz com trabalho infantil doméstico. 

Campanha o Sindicalismo se Fortalece na Diversidade. 

Campanha Memórias Negras, terceira edição. 

Divulgação do evento Afro Presença 2023. 

Campanha com a divulgação dos resultados do Prêmio MPT na Escola 2023. 

 

Redes sociais 

- Instagram 

Crescimento de 6,49% 

O Instagram do MPT (@mptrabalho) passou de 257,3 mil seguidores para 274 mil em 2023, um crescimento de 6,49%. Mantém-se como a principal rede social da instituição, a que tem a maior interação. 

MPT_p53b_Instagram.png

 

- Twitter 

1.014 publicações 

De janeiro a dezembro de 2023, o Twitter do MPT alcançou 20,6 mil seguidores. O alcance total girou em torno de 2 milhões (impressões totais 1.964.350) de pessoas em 2023. 

  

- Youtube 

19 vídeos 

Em 2023, o canal atingiu 9.410 seguidores. Foram 1.144 novos inscritos em 2023, 6% a mais que em 2022. Dezenove novos vídeos foram publicados na plataforma, com 519.673 visualizações. O vídeo “A História de Maria – Campanha do Dia das Crianças” liderou as visualizações. 

 MPT_p53c_youtube.png

  

- Novos perfis nas redes sociais 

Em 2023, foram criados dois perfis do MPT em redes sociais: Linkedin e Threads. No Linkedin, há 5.503 seguidores e, no Threads, 33,8 mil. Com a criação desses dois novos perfis e com o objetivo de otimizar a interação nas redes sociais, houve a decisão de encerrar a conta do MPT no Facebook, em setembro de 2023. 

 

Audiovisual 

28 produtos audiovisuais 

Durante 2023, foram criados 28 produtos pela área de audiovisual. Entre eles, estão um vídeo para redes sociais sobre resgate de trabalho escravo no Maranhão, um vídeo sobre a Constituição Federal, sob demanda da Conalis, um vídeo em comemoração ao Dia do Servidor e um vídeo da festa de fim de ano na PGT. Vale destacar ainda um vídeo de quatro minutos demandado pelo gabinete da ex-presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, sobre a atuação do MPT no combate ao trabalho escravo. Também foram produzidos 7 episódios do projeto Curtas MPT. 

Boa parte dos produtos foram divulgados nas redes sociais do MPT, principalmente Instagram e Youtube. Uma pequena parte da produção foi destinada ao público interno, demandadas geralmente pelo Gabinete do Procurador-Geral do Trabalho. 

 

TV MPT 

Em 2022, foram produzidas 11 edições do programa “Trabalho Legal”. Em 2023, o MPT produziu 12 edições do programa “Trabalho Legal”. Veiculada mensalmente, a revista eletrônica do MPT tem duração de 25 a 30 minutos. O produto contém matérias e reportagens sobre temas relacionadas à atuação do MPT, como segurança no ambiente de trabalho, inclusão, maternidade e saúde. 

O programa traz duas matérias especiais sobre um tema específico dedicado a uma das nove coordenadorias nacionais do MPT. Em seguida, o assunto do mês é abordado com uma conversa entre a apresentadora e dois convidados, que irão aprofundar o tema no quadro Roda de Conversa. Além disso, são produzidos até dois VTs sobre assuntos que estão na agenda da instituição, como a posse de novos procuradores, o Prêmio CNMP ou eventos institucionais. A revista traz ainda dúvidas de trabalhadores sobre seus direitos, que são respondidas por integrantes do MPT. No final, apresenta-se o quadro MPT nas Redes, com a repercussão do que foi notícia nas redes sociais da instituição. 

As matérias produzidas foram postadas nas redes sociais do MPT e a íntegra de cada programa pode ser visualizada na página do Youtube (https://www.youtube.com/mptrabalho). Desde 2022, em parceria com o STF, o programa voltou a ser veiculado na grade da TV Justiça. O “Trabalho Legal” inédito é exibido sempre no segundo sábado de cada mês, às 18 horas. Após essa data, o programa é reprisado em dois momentos distintos: aos domingos, às 16 horas, e às segundas-feiras, às 4h30. 

 

Rádio MPT 

960 matérias radiofônicas produzidas 

96 entrevistas realizadas, correspondendo a oito por mês; 

A Rádio MPT recebeu 5.143 acessos de 1.915 usuários únicos; 

Foram publicadas 298 matérias na plataforma da Agência RadioWeb (https://www.website.agenciaradioweb.com.br/), com 45.803 aproveitamentos por 1.776 rádios localizadas em 1.290 municípios; 

17 spots foram disparados, com geração de 2.588 aproveitamentos. 

Os 50 podcasts produzidos resultaram em 6.675 aproveitamentos. 

Os temas de maior destaque foram: direitos trabalhistas; denúncias de trabalho escravo; mortes de pessoas trans no Brasil; trabalho escravo infantil no Carnaval; desemprego maior de mulheres em relação a homens; acidentes de trabalho; trabalho doméstico e informalidade; discriminação racial no mercado de trabalho; pessoas com deficiência no mercado de trabalho; violência contra mulher; assédio eleitoral; e saúde mental. 

 

Revista Labor 

A 13ª edição da Revista Labor foi lançada em dezembro de 2023, em versões impressa e PDF. A edição trouxe reportagens sobre a atuação do MPT no resgate de trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão na Serra Gaúcha e a jornada de trabalho do futuro. 

 

Atendimento à imprensa 

413 atendimentos 

Durante 2023, a Secom/PGT registrou 413 atendimentos à imprensa, incluindo pedidos de entrevista, solicitação de dados e esclarecimento de dúvidas a respeito da atuação finalística do MPT. 

Também foram organizadas três entrevistas coletivas em Brasília. A primeira delas, em 5 de setembro, para repassar à imprensa informações sobre a terceira edição da Operação Resgate. Durante agosto de 2023, 70 equipes de fiscalização participaram de 22 inspeções em 22 estados e o Distrito Federal. Foram resgatados 532 trabalhadores de condições de trabalho escravo contemporâneo por equipes formadas por seis órgãos públicos. Além do MPT, participaram integrantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. 

Em 25 de outubro, o IBGE e a UNICAMP realizaram entrevista coletiva, na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para divulgar a inédita Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre trabalhadores plataformizados e teletrabalho, que constatou a precarização dos profissionais que trabalham via aplicativos, além de apresentar o panorama do home office no mundo do trabalho pós-pandemia. 

A terceira entrevista coletiva de 2023 ocorreu em 29 de novembro e apresentou à imprensa dados sobre operação realizada em estradas brasileiras. A Operação Jornada Legal foi deflagrada na noite de 28 de novembro e se estendeu pela madrugada de 29 de novembro, em quatro estados brasileiros e no Distrito Federal. Foram detectadas irregularidades como jornada excessiva, descanso insuficiente e uso de substâncias químicas para suportar as exigências das empresas no cumprimento de prazos de entregas, o que potencializa o risco de acidentes nas rodovias. 

 

Publicações 

25 publicações 

Durante 2023, foram impressos cinco livros, três cartilhas, dois manuais, oito revistas em quadrinhos, quatro relatórios, três folders e outros materiais de divulgação, num total de 25 publicações. Também foram produzidas versões digitais dessas publicações. 

- Livros 

Liberdade Sindical 150 exemplares; 

Escravidão na Interseccionalidade de Gênero na Interseccionalidade e Raça 300 exemplares; 

20 Anos de Atuação no Trabalho Portuário e Aquaviário - 1.500 exemplares; 

20 Anos de Atuação na Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e na Promoção da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - 1.000 exemplares; 

20 Anos da Conap na Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública 100 exemplares. 

 

- Cartilhas 

Garimpo Fluvial 100 unidades; 

MPU de A a Z 1.000 unidades; 

O ABC da Violência de Gênero 500 exemplares. 

- Manuais 

MPT na Proteção da População LGBTQIAPN+ 500 exemplares; 

Manual de Atuação de Grupo de Trabalho Nanotecnologia do MPT. 

- Revistas em Quadrinhos 

HQ 28 Um bom começo: Aprendizagem - 1.200 exemplares; 

HQ 35 Abril Verde 5.000 exemplares; 

HQ 42 Direitos das Gestantes 3.000 exemplares; 

HQ 64 Pelo Fim da Violência Contra a Mulher 4.000 exemplares; 

HQ 67 Ouro Negro 10.000 exemplares; 

HQ 69 Pacto Pela Vacinação 13.000 exemplares; 

HQ 70 Prevenção ao Escalpelamento Por Embarcações 10.000 exemplares; 

HQ 72 Primeiros Socorros nas Escolas (Lei Lucas) 2.000 exemplares. 

- Relatórios 

Eleições 2022 80 exemplares; 

Relatório de Atividades 2023/2024 50 exemplares; 

Nupia 50 exemplares; 

Relatório de Atividades Setef 100 exemplares. 

- Folders 

Tráfico de Pessoas (versões em português, inglês, espanhol, francês e haitiano) 2.500 exemplares totais; 

Motorista Profissional 2.500 exemplares; 

30 Anos do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul 500 exemplares. 

- Outros materiais e publicações impressas 

Marcadores de página das Coordenadorias Nacionais do MPT 2.100 unidades; 

Cartões de visita 9.700 unidades; 

Flyers PRT16 10.000 unidades; 

Fundo de palco Frigoríficos 1 unidade; 

Adesivação da sala de Amamentação 4 unidades; 

Totens Frigoríficos 2 unidades; 

Lonas para fachada da sede do MPT em Mato Grosso do Sul 3 unidades; 

Fundo de palco #ChegadeTrabalho Infantil 1 unidade; 

Convites (solenidades de posse do procurador-geral do Trabalho, dos procuradores-chefes das regionais e de novos procuradores do MPT; inaugurações de sedes do MPT nos municípios) 2.000 unidades; 

Adesivação para estande do MPT em feira de SP 18 unidades; 

Totens adesivados para estande do MPT feira em SP 2 unidades; 

Fundo de palco Operação Resgate 1 unidade; 

Menu de serviços Secom 250 exemplares; 

Banners diversos 75 unidades; 

Placas em PVC 28 unidades; 

Placas para banheiro sobre gênero 50 unidades; 

Adesivos Polícia do MPU 42 unidades; 

Cartazes diversos 2.400. 

 

Eventos  

231 eventos 

Em 2023, foram organizados 231 eventos, presenciais ou virtuais. Foram posses, inaugurações, webinários, audiências públicas e capacitações virtuais abertas à sociedade ou para o público interno, com destaque para:  

III Conferência de Gênero e Raça: Contracultura no Trabalho; 

Inauguração do Memorial da PRT 6ª Região; 

10 Anos de Vigência da Norma Regulamentadora 36; 

Prêmio MPT Diversidade; 

Solenidade de posse dos procuradores do Trabalho e das procuradoras do Trabalho; 

Conferência do Ativista e Prêmio Nobel Kailash Satyarthi; 

Cerimônia de Recondução do subprocurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, ao cargo de procurador-geral do Trabalho; 

I Seminário Nacional de Estágio: 15 anos da Lei de Estágio; 

Cerimônia de Ratificação de posse das novas procuradoras-chefas e dos novos procuradores-chefes das Procuradorias Regionais do Trabalho; 

Dia do Servidor; 

Afro Presença 4ª Edição; 

Solenidade de posse dos procuradores do Trabalho e das procuradoras do Trabalho; 

Prêmio MPT na Escola; 

Foram organizadas 13 posses de procuradores e procuradoras-chefes Regionais; 

Posse do procurador-chefe da PRT 13ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 4ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 5ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 10ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 21ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 1ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 2ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 20ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 15ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 14ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 11ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 9ª Região; 

Posse do procurador-chefe da PRT 12ª Região; 

Nas regionais, foram realizadas 7 Inaugurações de Procuradorias do Trabalho nos Municípios: 

PTM Juiz de Fora/MG; 

PTM Blumenau/SC; 

PTM Varginha/MG; 

PTM Imperatriz/MA; 

PTM Juazeiro/BA; 

PTM Cabo Frio/RJ; 

PTM Passo Fundo/RS. 

 

Agenda do Procurador-Geral do Trabalho 

Além disso, ocorreram aproximadamente 169 acompanhamentos ao procurador-geral da Trabalho e às demais autoridades, com destaque para: 

- Solenidade de Assinatura do Pacto em Defesa da Democracia; 

- Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário de 2023 do Supremo Tribunal Federal; 

- Posse dos Novos dirigentes da Anamatra, biênio 2023/2025; 

- Posse dos Promotores de Justiça – MPDFT; 

- Cerimônia de Abertura do Grupo de Trabalho para Regulamentação da Prestação de Serviços Intermediados por Plataformas Tecnológicas; 

- Lançamento da 1ª edição da Revista da ESMPU e inauguração da Galeria de Diretores-Gerais da ESMPU; 

- Abertura do Semestre Judiciário no Tribunal Superior do Trabalho; 

- Seminário Internacional Trabalho Decente; 

- Solenidade para assinatura do ACT com o Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministro André Carlos Alves De Paula Filho; 

- Solenidade de Outorgas de Comendas – Ordem do Mérito Judiciário do TST. 

 

Medidas para garantir a acessibilidade aos produtos, aos serviços e às instalações 

A Ouvidoria do Ministério Público do Trabalho está atenta às condições de acessibilidade previstas na Lei 10.098/2000 e encontra-se instalada em edifício com localização privilegiada, na área central de Brasília, o que facilita o acesso de pedestres, em especial, das pessoas com deficiência. Além disso, o prédio dispõe de banheiros adaptados, acessos com rampas e elevadores amplos. 

Importante destacar que o Protocolo da Instituição fica no andar térreo do edifício sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, o que facilita a entrega de expedientes por parte dos cidadãos. 

Também, a web page do MPT dispõe de vários recursos para facilitar o acesso ao seu conteúdo por parte dos usuários: tamanho do texto, menu para navegação por teclado, suporte para libras, navegação assistida ( https://mpt.mp.br/pgt/acessibilidade/). 

Em linhas gerais, esses são os aspectos e informações mais relevantes relacionados com as atividades desenvolvidas pela Ouvidoria.  

 

Foto-Sede-MPT.JPG 

Legenda: edifício sede da Procuradoria-Geral do Trabalho. 

 

Nesse sentido, foram enviadas informações a respeito das medidas adotadas pelas regionais para corrigir as questões apontadas no diagnóstico realizado:   

PRT 1: No projeto do edifício-sede da PRT 1ª Região, inaugurado no segundo semestre de 2017, as questões de acessibilidade foram observadas com base na legislação existente à época da confecção do projeto que foi anterior à Recomendação do CNMP, ou seja, o prédio está adaptado, parcialmente, para atender aos cidadãos com deficiência. Apenas como exemplo, o novo edifício conta com plataforma elevatória para deficientes físicos, sinalização de acessibilidade (comunicação visual em todos os andares), piso tátil em todos os andares, rampas com corrimão e guarda-corpo na entrada no prédio, nas escadas externas de acesso ao edifício e telefone público acessível. 

O edifício anexo, onde está alocada a área estruturante, possui banheiros feminino e masculino adaptados no 7° andar. No entanto, o acesso à edificação, que é realizado por degraus, precisa ser adaptado. Existe, hoje, uma rampa móvel que é encaixada aos degraus quando há necessidade. Também não há adaptação para deficientes visuais ou auditivos. A PRT 1ª Região (União) é proprietária somente de alguns andares do prédio (7º ao 11º andar), sendo necessárias, portanto, a concordância e a autorização dos demais proprietários para que qualquer adaptação seja realizada nas áreas comuns do edifício. Foram elaborados pela Assessoria Técnica da Diretoria Regional projetos para a portaria do edifício, que foram apresentados ao condomínio, mas não tiveram sua realização aprovada em função dos custos, tendo em vista que esses deveriam ser divididos por todos os condôminos. 

Em 2022, concluíram-se as tratativas da cessão, pelo TRT 1 a esta Regional, do edifício localizado na Avenida General Justo, nº 275, bloco A, Centro, Rio de Janeiro-RJ, com metragem total de aproximadamente 5.047,00 m2. No decorrer de 2023, a empresa contratada para elaboração do projeto executivo não apresentou nenhuma das etapas da contratação, culminando em processo de apuração de penalidade administrativa com aplicação de impedimento de licitar e contratar, bem como rescisão contratual. Ainda nesse ano, foi instituída comissão composta de procuradores para definição de quais as áreas serão alocadas no Ed. Darcy Vargas, bem como outras diretrizes para sua ocupação. 

Das Procuradorias do Trabalho nos Municípios: 

1) Volta Redonda: Em 2018, adquiriu-se um novo imóvel que foi entregue já reformado e que respeita a maioria das normas de acessibilidade, não havendo ainda piso e mapa tátil, nem acessibilidade para deficientes auditivos. A mudança para esse novo imóvel ocorreu em março de 2019. A licitação realizada em 2023 para instalação dos elementos de acessibilidade restou fracassada e entrou no planejamento de 2024. 

2) Nova Friburgo: Trata-se de edifício misto sem adaptação na portaria e nos andares, do qual a unidade possui apenas a cobertura. Em 2013, foi realizada licitação para obras de acessibilidade, porém a licitante vencedora não entregou os projetos, e o contrato foi rescindido. No decorrer de 2023, foi realizado chamamento público para o qual foi escolhido um imóvel, que possivelmente atenderá às demandas da unidade. Foi realizado o laudo de avaliação do imóvel que se encontra na SPU para homologação.  

3) Campos dos Goytacazes: Foi adquirido um imóvel em 2017 que já contempla boa parte das exigências de acessibilidade (não contemplando acessibilidade para deficientes visuais e auditivos). A mudança para o novo imóvel ocorreu no segundo semestre de 2018. Em dezembro de 2021, foi formalizada a aquisição dos restantes das salas do andar do atual imóvel. Foi realizada, em 2022, a contratação de empresa para elaboração de projeto de readequação de espaços e acessibilidade. No decorrer de 2023, continuaram as tratativas de elaboração do projeto de readequação do espaço, que se encontra em sua última etapa, qual seja, a aprovação do projeto no Corpo de Bombeiros do RJ. 

4) Nova Iguaçu: Existe banheiro masculino e feminino adaptados na unidade, além de rampa de acesso ao pavimento térreo. Ainda não há adaptação para deficientes visuais ou auditivos, nem acesso de deficientes físicos ao segundo pavimento. Foi definida a substituição do imóvel, haja vista os gravíssimos problemas de infiltração que o atual possui. Em 2021, foi aprovado pelo Colégio de Procuradores a transferência da unidade para a cidade de Duque de Caxias. Foi realizado, em 2022, o Chamamento Público nº 01/2022 para a referida aquisição, que restou fracassado. Em 2023, outro Chamamento Público nº 01/2023 foi aberto, e as tratativas para compra do único imóvel participante está em andamento. O laudo de avaliação do imóvel encontra-se na SPU para aprovação. 

5) Cabo Frio: Em 2020, foi formalizada a compra da sede própria para a PTM de Cabo Frio que necessitou de reforma, iniciada em 2022, após a conclusão dos projetos executivos. Em setembro de 2023, foi inaugurada a sede da unidade que ocorreu em 22/09/2023. A unidade atende grande parte das normas de acessibilidade vigentes, contando com sinalização visual e tátil, plataforma elevatória e sanitários adequados. 

6) Niterói: A unidade é instalada em salas de um edifício comercial e está parcialmente adaptada e acessível para pessoas com deficiência. Não contemplando acessibilidade para deficientes visuais e auditivos. Em 2022, foi formalizada a aquisição das seis salas restantes do 3º andar para ampliação da unidade e ocupação integral do 3º, 4º e 5º andares. Em 2023, foi concluída a licitação para contratação de empresa para elaboração do projeto de readequação de espaços a ser entregue em 2024. 

7) Petrópolis: O imóvel é parcialmente adaptado para atender às normas de acessibilidade. Em março de 2019, foi concluída a instalação da plataforma elevatória. A unidade não contempla acessibilidade para deficientes visuais e auditivos. 

8) Itaguaí: A PTM foi desmobilizada em dezembro de 2018 com transferência para o edifício-sede da Regional, em razão de severos cortes orçamentários. Em 2021, foi realizada a aquisição de terreno para construção da futura sede no município de Itaguaí. Atualmente, está em fase conclusiva, dependendo de aprovação da prefeitura, o projeto de construção da nova sede da PTM de Itaguaí que prevê acessibilidade. 

 

PRT 2 SEDE:  

  • O acesso ao interior do edifício é adequado e livre de obstáculos, possui rampa com desnível que proporciona o acesso por cadeira de rodas, largura de 1,20m, balizamento, corrimão com duas alturas e sinalização em braile; 

  • As vagas para veículos atendem à normatização vigente, sendo reservadas para veículo no estacionamento e no pavimento térreo, onde estão sinalizadas e demarcadas com o símbolo internacional de acesso e a descrição de idoso; 

  • A rota acessível possui piso tátil de alerta e direcional para sinalização e indicação de mudança de plano da superfície do piso e presença de obstáculos; 

  • Possui mapa acessível de orientação instalado após a entrada principal da edificação; 

  • Possui sinalização com o Símbolo Internacional de acesso indicando a entrada acessível; 

  • A recepção possui balcão de atendimento acessível e sinalização de atendimento preferencial; 

  • Possui bebedouro acessível, telefone público acessível que transmite mensagens de texto (TDD), alarmes de emergência visuais e sonoros; 

  • O auditório possui espaços reservados para pessoa com deficiência, assentos para pessoas com mobilidade reduzida e obesos; 

  • Possui banheiros acessíveis com entradas independentes, localização, sinalização e quantificação, respeitando os parâmetros da ABNT NBR/2020. Os banheiros acessíveis dispõem de alarmes de emergência com dispositivo próximo à bacia para acionamento em caso de queda nos sanitários e alguns contam com bacias sanitárias conforme modelo da norma ABNT NBR 9050/2021; 

  • As circulações, corredores, rotas de fugas, ambientes internos, escadas, rampas, elevadores corrimões, área de descanso, plataforma elevatória para acesso ao refeitório estão, em sua maioria, adequados às necessidades das pessoas com alguma deficiência e priorizam o bom uso da edificação. 

 

PROCURADORIA DO TRABALHO NO MUNICÍPIO DE BARUERI:  

  • O acesso ao interior do edifício é adequado e possui rampa com desnível que proporciona o acesso por cadeira de rodas, balizamento, corrimão com duas alturas e sinalização em braile; 

  • As vagas para veículos atendem a normatização vigente, sendo reservada para veículo, sinalizada e demarcada com o Símbolo Internacional; 

  • A recepção possui balcão de atendimento acessível e sinalização de atendimento preferencial; 

  • A rota acessível possui piso tátil de alerta e direcional para sinalização e indicação de mudança de plano da superfície do piso e presença de obstáculos; 

  • Possui bebedouro acessível, telefone público acessível que transmite mensagens de texto (TDD), alarmes de emergência visuais e sonoros; 

  • Possui um gabinete acessível com banheiro privativo adaptado; 

  • Possui banheiro acessível com entrada independente, localização, sinalização e quantificação, respeitando os parâmetros da ABNT NBR/2020. Os equipamentos e acessórios atendem ao estabelecido na Norma ABNT NBR/2020; 

  • As circulações, corredores, rotas de fugas, ambientes internos, plataforma elevatória estão, em sua maioria, adequados às necessidades das pessoas com alguma deficiência e priorizam o bom uso da edificação. 

 

PROCURADORIA DO TRABALHO NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS:  

  • O acesso ao interior do edifício possui rampa com desnível que proporciona o acesso por cadeira de rodas, balizamento, porém corrimão necessita de adequação; 

  • As vagas para veículos atendem à normatização vigente, sendo reservada para veículo, sinalizada e demarcada com o Símbolo Internacional; 

  • A recepção possui balcão de atendimento acessível e sinalização de atendimento preferencial; 

  • Possui bebedouro acessível, telefone público acessível que transmite mensagens de texto (TDD), alarmes de emergência visuais e sonoros; 

  • Possui banheiro acessível com entrada independente, localização, sinalização e quantificação, respeitando os parâmetros da ABNT NBR/2020; 

  • As circulações, corredores, rotas de fugas, ambientes internos, elevador estão, em sua maioria, adequados às necessidades das pessoas com alguma deficiência e priorizam o bom uso da edificação. 

 

PROCURADORIA DO TRABALHO NO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES:  

  • O acesso ao interior do edifício é adequado e possui rampa com desnível que proporciona o acesso por cadeira de rodas, largura de 1,20m, balizamento, corrimão com duas alturas e sinalização em braile; 

  • As vagas para veículos atendem à normatização vigente, sendo reservada para veículo, sinalizada e demarcada com o Símbolo Internacional; 

  • A recepção possui balcão de atendimento acessível e sinalização de atendimento preferencial; 

  • A rota acessível possui piso tátil de alerta e direcional para sinalização e indicação de mudança de plano da superfície do piso e presença de obstáculos; 

  • Possui bebedouro acessível, telefone público acessível que transmite mensagens de texto (TDD), alarmes de emergência visuais e sonoros; 

  • Possui banheiro acessível com entrada independente, localização, sinalização e quantificação, respeitando os parâmetros da ABNT NBR/2020. Os equipamentos e acessórios atendem ao estabelecido na Norma ABNT NBR/2020; 

  • As circulações, corredores, rotas de fugas, ambientes internos não estão adequados às necessidades das pessoas com alguma deficiência e necessitam de adaptação. 

 

PROCURADORIA DO TRABALHO NO MUNICÍPIO DE SANTOS:  

  • O acesso ao interior do edifício é adequado e possui plataforma elevatória para vencer o desnível existente; 

  • A rota acessível possui piso tátil de alerta e direcional para sinalização e indicação de mudança de plano da superfície do piso e presença de obstáculos; 

  • As vagas para veículos atendem à normatização vigente, sendo reservadas para veículo, onde estão sinalizadas e demarcadas com o Símbolo Internacional de acesso e a descrição de idoso; 

  • No andar que abriga a PTM, a recepção possui balcão de atendimento acessível e sinalização de atendimento preferencial; 

  • Possui bebedouro acessível, telefone público acessível que transmite mensagens de texto (TDD), alarmes de emergência visuais e sonoros; 

  • Possui banheiros acessíveis com entrada independente, localização, sinalização e quantificação, respeitando os parâmetros da ABNT NBR/2020. Os equipamentos e acessórios atendem ao estabelecido na ABNT NBR/2020; 

  • Possui um gabinete acessível com banheiro privativo adaptado; 

  • As circulações, corredores, rotas de fugas, ambientes internos estão adequados às necessidades das pessoas com alguma deficiência e priorizam o bom uso da edificação. 

 

PROCURADORIA DO TRABALHO NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO CAMPO:  

  • O acesso ao interior do edifício é adequado e livre de obstáculos; 

  • As vagas para veículos atendem à normatização vigente, sendo reservadas para veículo, onde estão sinalizadas e demarcadas com o Símbolo Internacional de acesso e a descrição de idoso; 

  • No andar que abriga a PTM, a recepção possui balcão de atendimento acessível e sinalização de atendimento preferencial; 

  • No andar da edificação, a rota acessível possui piso tátil de alerta e direcional para sinalização e indicação de mudança de plano da superfície do piso e presença de obstáculos; 

  • Possui bebedouro acessível, telefone público acessível que transmite mensagens de texto (TDD), alarmes de emergência visuais e sonoros; 

  • Possui banheiros acessíveis com entrada independente, localização, sinalização e quantificação, respeitando os parâmetros da ABNT NBR/2020. Os equipamentos e acessórios atendem ao estabelecido na ABNT NBR/2020; 

  • Possui um gabinete acessível com banheiro privativo adaptado; 

  • As circulações, corredores, rotas de fugas, ambientes internos estão adequados às necessidades das pessoas com alguma deficiência e priorizam o bom uso da edificação. 

 

PRT 3: Os imóveis da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região possuem as seguintes condições de acessibilidade, em atendimento à Lei 10.098/2000, ao Decreto 5.296/2004 e à ABNT NBR 9050:2020: 

Sede, em Belo Horizonte: Em 2023, a sede da PRT 3ª Região melhorou as condições de acessibilidade do auditório, localizado nos pilotis, com: substituição do carpete e redistribuição das poltronas com espaçamento entre elas, conforme estabelecido na NBR 9050:2020, além da instalação de poltrona para pessoa obesa e espaço destinado para pessoa em cadeira de rodas. Também nesse ano, foram adquiridas cadeira de rodas para pessoa obesa e cadeira para descer escadas, itens disponibilizados para uso na recepção do prédio. 

O imóvel oferece às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida: 

– Passeio confeccionado em material antiderrapante, piso tátil, rampa de acesso a cadeirantes rebaixada ao nível da rua; 

– Garagem com duas vagas sinalizadas, sendo uma no pavimento G1 e outra no pavimento G2; 

– Recepção com piso tátil direcional e alerta, balcões de atendimento, telefone público e cancela acessíveis; 

– Corredores principais com mais de 1,50m de largura, com material tátil de alerta instalado no piso; 

– Instalações sanitárias acessíveis no térreo, mezanino, pilotis, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 15º pavimentos; 

– Portas com mais de 80cm de largura; 

– Auditório, elevadores e escadas adequados às normas de acessibilidade. 

PTM de Coronel Fabriciano: Imóvel localizado em rua plana e de fácil acesso. A reforma do imóvel adquirido foi concluída. Ele possui entrada e rota acessíveis para todos os ambientes do térreo, bem como bebedouro e duas instalações sanitárias acessíveis, com entrada independente. A PTM possui um gabinete com instalação sanitária acessível. 

PTM de Divinópolis: O imóvel possui uma instalação sanitária adaptada para pessoas com deficiência e elevador acessível. As seguintes intervenções foram realizadas: substituição do corrimão da escada, instalação de piso tátil de alerta e direcional, reforma da recepção com substituição do balcão de atendimento, instalação de placas de sinalização em braile nas portas, substituição da iluminação e das maçanetas das portas e criação de vaga acessível reservada na garagem. 

PTM de Governador Valadares: Imóvel localizado em rua plana, de fácil acesso e com bicicletário instalado. Possui bebedouro e duas instalações sanitárias acessíveis, portas com a metragem mínima exigida pela NBR 9050:2020, permitindo o acesso à área de atendimento ao público e à sala de audiência, e vaga acessível reservada na área de estacionamento. A PTM possui um gabinete com instalação sanitária acessível. Para melhoria do imóvel, está sendo realizado Estudo Técnico Preliminar para aumento da área da copa/cozinha, no intuito de proporcionar melhor adequação e conforto para as pessoas que utilizam o ambiente. 

PTM de Juiz de Fora: imóvel localizado em área central da cidade, com acesso fácil pela avenida principal, três elevadores acessíveis, e rota acessível a todos os ambientes da PTM, que ocupa os três últimos pavimentos do prédio, sendo que cada um dos ambientes ocupados possui bebedouro e duas instalações sanitárias acessíveis. A PTM possui um gabinete com instalação sanitária acessível. Em 2023, foram adquiridos balcão acessível para a recepção e sala de atendimento ao cidadão, além de placas de sinalização (em braile, inclusive) das portas. 

PTM de Montes Claros: Imóvel localizado em rua plana e de fácil acesso. A reforma do imóvel adquirido foi concluída. No entanto, o imóvel não possui acessibilidade quanto à circulação vertical, pois o acesso ao pavimento superior é feito com utilização de escadas. A licitação para a aquisição de elevador realizou, em 2023, dois pregões que restaram fracassados. Estudo Técnico Preliminar está sendo realizado para a aquisição, em 2024, de equipamento eletromecânico de circulação, no intuito de garantir a acessibilidade a todos ambientes da edificação. O imóvel possui dois bebedouros e seis instalações sanitárias acessíveis disponíveis, sendo duas para público externo e quatro para o público interno no térreo (dois) e no pavimento superior (dois). Conta também com bicicletário e vestiário acessível. Com exceção da circulação vertical, o imóvel possui rota acessível a todos os ambientes da edificação. A PTM possui um gabinete com instalação sanitária acessível. 

PTM de Patos de Minas: Imóvel localizado em rua plana e de fácil acesso. A PTM ocupa dois pavimentos térreo e pavimento imediatamente superior em edifício comercial. O prédio conta com boa estrutura de acessibilidade: elevador e vaga especialmente delimitada na calçada, junto à entrada da recepção. Há também instalações sanitárias e bebedouro acessíveis em todos os pavimentos. 

PTM de Pouso Alegre: Imóvel localizado em rua plana e de fácil acesso, com dois elevadores do tipo plataforma elevatória. Possui rota acessível a todos os ambientes da edificação, bem como cinco instalações sanitárias e bebedouro acessíveis. Há vaga acessível junto à calçada.  

PTM de Teófilo Otoni: O atual imóvel é locado, e a PTM está em fase de mudança para outro que está em reforma, visando melhores condições de acessibilidade, incluindo bebedouro e instalações sanitárias (também em gabinetes) e rota acessível por toda a PTM. 

PTM de Uberlândia: Imóvel localizado em rua plana e de fácil acesso, construído pela PRT 3ª Região em 2017, em conformidade com as condições de acessibilidade previstas em norma. Possui rota acessível a todos os ambientes da edificação e padrão de acessibilidade em instalação sanitária dos gabinetes, na garagem, no auditório e sinalização. Possui bicicletário. 

PTM de Varginha: Imóvel de três pavimentos, localizado em rua de fácil acesso, com rota acessível a todos os ambientes da edificação, inclusive elevador. Possui duas instalações sanitárias acessíveis por pavimento (inclusive um gabinete), além de bebedouro e vaga de garagem acessíveis, bem como vestiário, sinalização visual. 

 

PRT 4: Cadeiras especiais, com assento para pessoas obesas, nas salas de audiência, na recepção e na sala de treinamento e atividades diversas (sala Memória).  

Atendimento prioritário e assento (recepção), conforme Lei 14.626/2023. 

Em relação às edificações sede da PRT 4ª Região, houve continuidade dos processos de aquisição de imóveis para sediar unidades nos municípios e para complementação da área da sede da capital. Nesse processo, iniciado em 2020, foram publicados Chamamentos Públicos em que as condições de acessibilidade, definidas na Lei 10.098/2000, no Decreto 5.296/2004, nas normas técnicas da ABNT e na legislação correlata e interna emitida pelo CNMP e pelo MPU, foram incluídas como critérios de aceitação dos imóveis ofertados.  

Esses critérios incluíam a garantia de acesso aos ambientes de trabalho, a existência de sanitários acessíveis e de pisos táteis e a instalação de elevadores em imóveis com necessidade de garantia de deslocamento vertical. 

Em 2023, houve aquisição da unidade sede da PTM de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, observando-se a garantia da acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Assim, essa edificação possui instalações de acessibilidade como: pisos táteis, rampa de acesso, elevador para transporte vertical e sanitários acessíveis. 

Em 2021 e 2020, foram adquiridas as unidades sede de Uruguaiana e Santa Maria, em que os critérios de acessibilidade também foram premissa para as aquisições. 

No caso da cidade de Santa Cruz do Sul, desenvolve-se projeto de reforma de imóvel cedido pela União para, após execução da reforma, abrigar a nova sede da PTM daquela cidade. Os critérios de acessibilidade citados são premissa para o desenvolvimento desses projetos.  

Estão previstos, por exemplo, pisos táteis, plataforma elevatória, sanitários acessíveis e vaga de estacionamento para veículos reservadas para pessoas com deficiência. 

Nas demais unidades do interior do Estado, em imóveis locados, quando houve necessidade de implementação de soluções de acessibilidade, buscou-se a implementação com recursos de proprietários ou condomínio. Os critérios de acessibilidade também são observados em reformas e adaptações nas unidades próprias.  

Já com relação à sede da PRT 4ª Região, composta de cinco pavimentos em prédio de condomínio, sendo três próprios da União e dois locados, a aquisição também foi realizada com base nos critérios de garantia de acessibilidade. Dessa forma, a sede dispõe de itinerário que cumpre os requisitos de acessibilidade, tanto vertical quanto horizontal, com reserva de vagas de estacionamento, com banheiros acessíveis e instalações que visam atender aos preceitos normativos.  

Como parte do imóvel é locado, em 2023 houve prospecção de mercado, em que, novamente, as condições de acessibilidade foram incluídas como critérios de aceitação dos imóveis ofertados. 

 

PRT 5: A Regional vem promovendo a acessibilidade das pessoas com dificuldades motoras ou com mobilidade reduzida, por meio da melhoria/adequação das suas instalações físicas, tais como: 

a) Instalação ou adaptação de sanitários; 

b) Disponibilização de cadeira de rodas; 

c) Vagas de garagem e estacionamento exclusivas para idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção; 

d) Reservas de assentos no auditório para pessoas com obesidade e para pessoas que estejam com cadeira de rodas; 

e) Elevador ou plataforma elevatória nas unidades com mais de um pavimento; 

f) Sinalização em braile, na sede, em Salvador;  

g) Balcões de atendimento, garantindo acesso às pessoas com deficiência/mobilidade reduzida, em Salvador, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Juazeiro; e 

h) Aquisição de mobiliário para pessoas com deficiência. 

A construção das novas unidades da PRT 5ª Região, a exemplo das PTMs de Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista e Juazeiro, tiveram seus projetos no formato horizontal, a fim de promover melhor acessibilidade e redução de custos na construção e consumo de energia, por não necessitarem de elevadores ou plataformas elevatórias. 

A construção da nova sede da PTM de Juazeiro, que iniciou em 2022, foi finalizada e entregue no exercício de 2023, proporcionando melhoras nos espaços físicos para atender às necessidades do órgão e dos cidadãos que necessitam da prestação do serviço público. 

 

PRT 6: O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco possui três unidades: a sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, a Procuradoria do Trabalho no Município de Caruaru e a Procuradoria do Trabalho no Município de Petrolina.  

A sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região teve sua construção finalizada em 2018, cumprindo o determinado pela legislação de acessibilidade. Possui rampa de acesso, piso tátil, sinalização em braile, vagas de garagem demarcadas conforme a legislação, banheiros adaptados em todos os pavimentos, entre outras determinações previstas na norma. Em 2023, foi finalizado o projeto de reforma do edifício anexo da unidade (local onde funcionava a antiga sede e que possui várias décadas de utilização). Na concepção do projeto, houve a preocupação em obedecer à legislação pertinente à acessibilidade, respeitando todas as normas exigidas. 

As instalações da unidade do Ministério Público localizada no município de Caruaru, quanto à questão de acessibilidade de pessoas com deficiência, são precárias, em razão do prédio ser alugado. Contudo, houve aquisição de imóvel para instalação da nova sede da PTM Caruaru, para o qual já foi finalizado o projeto de reforma contemplando toda a questão da acessibilidade. Por razões orçamentárias, a previsão é de que seja licitada a obra de reforma no início do exercício de 2024, passando então a PTM a obedecer a todos os requisitos de acessibilidade exigidos em lei. 

As instalações da unidade do Ministério Público localizada no município de Petrolina atendem quase que totalmente às exigências quanto à acessibilidade de pessoas com deficiência. A unidade foi construída já cumprindo grande parte do determinado pela legislação, faltando a adaptação das instalações à atualização da NBR 9050 da Lei nº 10.098/2000. 

 

PRT 7: Em conformidade com a Resolução CNMP nº 227, de 25/05/2021, que “acrescenta o inciso XVIII ao art. 2º da Resolução CNMP nº 205/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Atendimento ao Público no âmbito do Ministério Público, e revoga a Resolução CNMP nº 88/2012”, cumpre registrar que a Regional já adota alguns recursos para atendimento às pessoas com deficiência nas unidades do MPT-CE, tanto em Fortaleza, quanto em Juazeiro do Norte, disponibilizando rampas, plataformas elevatórias e piso táteis para facilitar o acesso físico às unidades. Quanto à acessibilidade aos recursos tecnológicos, a PRT 7 também busca ampliar as possibilidades de acesso, buscando melhorar a experiência dos usuários.  

Com relação ao acesso virtual, cada vez mais utilizado devido à evolução dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo MPT, cabe reproduzir as informações constantes no portal externo da PRT 7ª Região, no ícone "acessibilidade", localizado na barra superior do site: 

Acessibilidade 

De modo geral, acessibilidade significa a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Na informática, o termo representa para o usuário não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos. O portal do Ministério Público do Trabalho no Ceará busca cumprir a Resolução nº 89, de 28 de agosto de 2012, na qual é determinado que os sítios eletrônicos do Ministério Público adotem as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência, nos termos do art. 17 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, do art. 9º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008 e demais normas técnicas oficiais e legais aplicáveis. Este portal segue as diretrizes traçadas pelo governo eletrônico em seu modelo de acessibilidade em governo eletrônico e, entre outros recursos de acessibilidade, oferece atalhos para acessar diretamente os principais blocos de informação. Sendo eles: 0. Ir à página sobre acessibilidade 1. Ir ao conteúdo 2. Ir ao menu principal 3. Ir à caixa de pesquisa 4.Ir ao rodapé 5.Ir à alternância de contraste Para dar maior efetividade ao cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Federal em 2004, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponibiliza todas as normas referentes a acessibilidade, editadas por seus diferentes comitês e comissões de estudo. O acesso aos documentos é gratuito e livre a qualquer cidadão interessado, bem como a instituições e órgãos públicos. 

 

PRT 8: O órgão apresenta, em seu site, a descrição de suas atribuições no menu MPT-PA/AP – em que é possível acessar os links inerentes ao item “Institucional” (“Atribuições”, “Histórico”, “Unidades”, “Áreas de atuação”, “Projetos estratégicos”, “Perguntas frequentes”) e ao item “Estrutura organizacional” (“Servidores” e “Procuradores”).  

O portal do Ministério Público do Trabalho no Pará e no Amapá busca cumprir a Resolução nº 89, de 28 de agosto de 2012, na qual é determinado que os sítios eletrônicos do Ministério Público adotem as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência, nos termos do art. 17 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, do art. 9º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008 e demais normas técnicas oficiais e legais aplicáveis.  

Este portal segue as diretrizes traçadas de acessibilidade em governo eletrônico e, entre outros recursos, oferece atalhos para acessar diretamente os principais blocos de informação. São eles:  

Ir à página sobre acessibilidade  

Ir ao conteúdo  

Ir ao menu principal  

Ir à caixa de pesquisa  

Ir ao rodapé  

Ir à alternância de contraste  

Ressalta-se, ainda, que as imagens introdutórias das notícias do site são publicadas com o recurso “Texto Alternativo” contendo breve descrição das fotos publicadas, disponível aos usuários de aplicativos adotados por pessoas com deficiência visual. Da mesma forma, os vídeos postados nas redes sociais da Regional (Instagram, Facebook e Youtube) são legendados a fim de permitir a compreensão por pessoas com deficiência auditiva.  

Quanto às instalações dos prédios do MPT no Pará e Amapá, todas são adaptadas para pessoas com deficiência, com itens como rampas de acesso para cadeirantes, elevadores com avisos sonoros bem como botões de andares e identificação de setores em braile, além de telefones para uso de pessoas com deficiência auditiva. 

 

PRT 9: O imóvel sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, assim como os imóveis sedes das Procuradorias do Trabalho nos municípios, estão adequados para garantir a acessibilidade ao cidadão com deficiência. Ao longo dos anos de ocupação, foram efetuadas reformas visando cumprir as disposições previstas na legislação sobre o assunto, como a Lei 10.098/2000, o Decreto 5.296/2004 e as normas técnicas da ABNT aplicáveis, além da legislação correlata e normas internas emanadas do CNMP e do MPU.  

Nos imóveis em uso, há rampa de acesso onde há desnível no piso; nos locais de acesso por escada, há elevadores; na recepção e auditório, há espaço reservado para o cidadão cadeirante; o balcão da recepção e do protocolo foram rebaixados para acesso a cadeirantes, assim como os bebedouros; há banheiros adaptados para pessoas com deficiência. 

 

PRT 10: O site do MPT/DF-TO dispõe de link para acesso ao Portal da Transparência do MPT, em que são veiculadas ações finalísticas, como os relatórios das Coordenadorias Nacionais/Programas Nacionais e os Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TACs). Medidas relacionadas ao Planejamento Estratégico e sobre licitações, contratos, convênios, despesas com cartões corporativos, diárias e passagens, treinamento, orçamento, recursos humanos e gastos mensais com investimento e custeio, também estão no portal 

Diariamente, os perfis institucionais do órgão nas redes sociais – www.instagram.com/mptdfto, www.facebook.com/MPTDFTO e www.twitter.com/MPTDFTO – são alimentados com notas e notícias que visam à divulgação de Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta, Decisões e Acordos Judiciais, ajuizamento de Ações, entre outros conteúdos, de interesse dos trabalhadores e empregadores.  

A publicação de informação de interesse coletivo com qualidade integra os conteúdos reproduzidos nas redes sociais. Entrevistas concedidas pelos procuradores aos veículos de imprensa, artigos elaborados por membros e cartilhas produzidas pelo MPT, também, são compartilhados no Facebook e Twitter. No site do MPT/DF-TO está disponível link de acesso ao Fórum da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal e ao Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos do Distrito Federal, instalados em 2018 sob a coordenação-geral do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal, bem como página exclusiva sobre as atuações do MPT-DF/TO para inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho (http://www.prt10.mpt.mp.br/informe-se/pcd).  

Essas estratégias de transparência e divulgação da atuação institucional visam ao fortalecimento da marca e da imagem do Ministério Público do Trabalho. 

O relacionamento e diálogo com a sociedade aproximam a instituição do seu público: trabalhadores, dirigentes de entidades classistas e operadores do Direito, ampliando sua relevância e credibilidade. 

 

PRT 11: A Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região procura garantir a implementação da Resolução nº 81/2012 CNMP, com vistas, inclusive, a estabelecer diálogo produtivo e resolutivo com o Núcleo de Atuação Especial em Acessibilidade (NEACE) da Comissão de Acompanhamento da Atuação do Ministério Público na Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP, nas ações de acessibilidade a serem empreendidas na unidade. 

Em sua sede, a PRT já possui instalações adequadas para garantir a acessibilidade, tais como rampas, vagas de garagem, elevadores apropriados, banheiros para PcD em todos os andares, bem como servidores capacitados na linguagem de libras. 

Necessário, ainda, algumas adaptações para estruturar a sede de forma a garantir a acessibilidade adequada. 

Na PTM de Boa Vista-RR, é necessário a adaptação de alguns ambientes para garantir a acessibilidade adequada e exigida pelas normas vigentes. Nesse sentido, em 2021, foi realizado o mapeamento estrutural da sede da PTM, a fim de se obter uma planta de formas que mostre todos os elementos estruturais da edificação, junto com um laudo técnico de engenharia que ateste a possibilidade de modificações do layout para uma nova arquitetura, para que sejam realizadas as adequações de acessibilidade exigidas. 

Em 2023, foi instituído Grupo de Trabalho com o objetivo de realizar estudos, discussões e levantamentos para, ao final, apresentar relatório relacionado ao compartilhamento de sede entre o Ministério Público Federal, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Trabalho em Boa Vista-RR, considerando o espaço físico, disposição possível e adequações necessárias no projeto e estrutura da obra da nova sede em construção da PR-RR, para suportar as necessidades dos três órgãos, com vistas à formalização de Termo de Compartilhamento de Sede, tendo como objetivo a otimização e gestão do espaço físico das suas unidades, com consequente benefício orçamentário e financeiro. 

 

PRT 12: A sede da PRT 12 já está adaptada para atender as legislações sobre acessibilidade, bem como as orientações do CNMP. Atualmente, temos acessibilidade em todos os ambientes, inclusive um gabinete para atender membro do MPT que possua algum tipo de deficiência. Os imóveis das PTMs, por serem novos, também possuem acessibilidade, com exceção da PTM de Chapecó, por se tratar de um imóvel mais antigo e único (casa). Executamos uma sala de amamentação, seguindo as diretrizes da PGT. 

 

PRT 13: A PRT da 13ª Região cumpre as normas de acessibilidade no acesso a todos os pavimentos da edificação, bem como com relação aos sanitários públicos e privativos, que estão de acordo com legislação específica e as normas técnicas brasileiras. A execução da segunda etapa das obras de adequação da acessibilidade, além de outras reformas, depende de disponibilidade orçamentária. 

Para garantir a acessibilidade aos sistemas informatizados, possuímos a sala cidadã, um espaço acessível destinado ao atendimento ao cidadão/público externo, para formalização de denúncias, dotada de computador e telefone, com toda orientação e suporte prestados pelos servidores da secretaria processual.   

Para garantir o atendimento ao público, embora tais medidas não tenham sido adotadas exclusivamente para fins de acessibilidade, seu uso contribuiu para tal. As principais medidas foram: 

Serviço para "Plantão de Denúncias", disponibilizando três números de telefone para receber casos de irregularidades trabalhistas, além das demais ferramentas eletrônicas (Sistema de Peticionamento Eletrônico, Protocolo Administrativo Eletrônico, Sistema Único de Denúncias, endereços eletrônicos etc.), disponíveis no site da instituição no estado, na aba serviços (link: http://prt13.mpt.mp.br/servicos); 

Realização de forte divulgação (produção de cards, série de posts, vídeos, entre outros materiais) na página da Regional, nas mídias e nas redes sociais, prestando orientação sobre como formalizar as denúncias eletronicamente e recomendações do MPT a empresas, aos sindicatos e à população em geral; 

Utilização de ferramentas de videoconferência para a realização de audiências de forma online e em tempo real, pelo Microsoft Teams, que permite que usuários externos possam se conectar numa chamada de videoconferência com membros e servidores do MPT; 

Instituição do balcão virtual que objetivou tornar mais ágil o atendimento aos cidadãos. Desse modo, qualquer pessoa poderá ter acesso de forma direta e imediata, por videoconferência, à secretaria processual e aos setores de protocolo da sede da PRT 13 e da PTM de Campina Grande. 

 

PRT 14: Realização de verificação dos projetos de acessibilidade no prédio, realização de levantamento e conferência das informações do projeto, segundo a legislação e normas existentes, entre elas: a NBR 9050/2015, referente à acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos e a Lei 10.098/2000. 

Análise de acessos ao prédio – rampas  

Rampa de acesso principal fachada 

Segundo a NBR 9050/2015, no item 6.5.1.2, relata que as rampas devem ter inclinação de acordo com os limites estabelecidos na tabela de dimensionamento. Para inclinação entre 6,25% e 8,33%, devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 50m de percurso. A largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50m, sendo o mínimo admissível 1,20m. 

No projeto apresentado pela unidade de Porto Velho, a rampa foi representada e executada de forma compatível com a referida norma; para vencer 1,40 de desnível, possui 1,70 de largura, 18,00 de comprimento, com patamar com 1,20 de comprimento, possuindo também guarda-corpo metálico e sinalização tátil de alerta (conforme NBR 9050/2015, item 5.14). 

Rampas de saída de emergência e acesso lateral 

O mesmo item da norma se torna válido para a rampa de acesso lateral, direcionada para suprir a saída de emergência do prédio e rampa externa de acesso ao auditório. No projeto, o desnível possui 1,40 de altura, com 19,50 de comprimento total, 1,70 de largura e 1,20 de patamar; possui também guarda-corpo em perfil metálico e piso tátil de alerta. 

Análise de acessibilidade auditório rampas, escadas e plataforma 

Rampa de acesso externo auditório 

No projeto apresentado, o auditório possui rampa externa conforme desenho em prancha 03/12, representada e executada de forma compatível com a referida norma. A rampa externa possui, para 0,50 cm de desnível, um lance de 7,45 de comprimento, 1,50 de largura e sinalização tátil de alerta e guarda-corpo em perfil metálico. 

Rampa de acesso interno 

A rampa de acesso ao palco possui um desnível de 35 cm, 1,20 de largura, guarda-corpo metálico, piso tátil de alerta, mas não possui patamar. A rampa de acesso à plateia possui 88cm de desnível, o primeiro lance possui 6,95 e o segundo possui 3,60 de comprimento e largura de 1,40, o patamar possui 1,40 de profundidade e fazem parte do conjunto piso tátil de alerta e corrimão em perfil metálico. 

Plataforma elevada 

O prédio contempla plataforma elevada tipo elevação em caixas enclausuras, de acordo com a NBR 15655-1/2009 – Plataforma de elevação motorizada para pessoas com mobilidade reduzida. Para o acesso ao auditório, possui 1,85 de comprimento e 1,40 de largura, estrutura em aço galvanizado e piso antiderrapante, executada conforme projeto em prancha 03/12.  

Análise de escada enclausurada de emergência 

Sobre a NBR 9050/2015, no item 6.3.3, que explica quanto às rotas de fuga incorporarem escadas de emergência, onde devem ser previstas áreas de resgate e demarcado para o posicionamento de pessoas em cadeira de rodas, a área deve ser fora do fluxo principal de circulação. 

O prédio apresenta a existência de escada enclausurada. A escada possui piso 0,28 e espelho 0,176, que condiz com o item 6.6.3 da referida norma. Cada degrau possui sinalização visual no piso, que, conforme item 5.13 da norma, deve ter sinalização visual na borda do piso, em cor contrastante com a do acabamento, medindo entre 0,02m e 0,03m de largura. 

A escada possui corrimão em perfil metálico, executado conforme item 6.7.1.2 da referida norma, e porta corta-fogo. Conforme o item 5.12, é recomendado que os corrimãos de escadas e rampas sejam sinalizados por meio de sinalização em braile, informando sobre os pavimentos e anel com textura contrastante com a superfície do corrimão, instalado a 1,00m antes das extremidades. Desse modo, o corrimão, a escada e seus afins condizem com o descrito em norma.  

Sinalização tátil junto às portas de elevadores 

Sobre a NBR 9050/2015, no item 5.14.3, que explica quanto ao uso da sinalização tátil em portas de elevadores. Nas portas dos elevadores, quando houver sinalização tátil direcional, esta deve encontrar a sinalização tátil de alerta.  

No caso em questão, o prédio só faz o uso de sinalização tátil de alerta no acesso aos elevadores, não fazendo o uso da sinalização tátil direcional. 

Sanitários PCD 

No projeto dos sanitários PcD, eles possuem 1,70 de comprimento e 1,50 de largura, com área de manobra para rotação 180° (1,50x1,20) e área para transferência de 1,20x0,80. A bacia sanitária se encontra acessível e respeitando o item 7.3.3.1 da norma. Dessa forma, os sanitários se encontram de acordo com os itens da normativa. 

Mapa tátil  

O projeto em questão ainda contempla o uso de Mapa Tátil, que possui 1,10 de altura, 0,65 de largura, 0,60 de profundidade e possui reentrância para acesso de cadeirante. Desse modo, se encontra de acordo com a NBR 9050/2015. 

Conclusão 

Buscamos expor a situação das instalações da sede do Ministério Público de Porto Velho, PTM de Rio Branco e Ji-Paraná, ressaltando as condições de acessibilidade ao estabelecimento público segundo as seguintes legislações vigentes: 

1. Lei 10.098/2000; 

2. Decreto 5.296/2004; 

3. ABNT NBR 9050:2015; 

4. NBR 15655-1:2009 

 

PRT 15: O imóvel da sede está adequado à Resolução nº 81/2012 do Conselho Nacional do Ministério Público, com a mudança da sua sede para um prédio que atende às normas de acessibilidade a pessoas com deficiência. O imóvel, além de proporcionar àquelas pessoas com impedimentos físicos à estrutura e aos serviços do MPT, ainda aproximou a instituição da população de Campinas, pois se encontra em área central do município, servido por ampla rede de transporte público.  

Em novembro de 2022, foi inaugurada a nova sede da Procuradoria do Trabalho no Munícipio de Bauru, em imóvel adquirido no exercício de 2021 e que passou por pequena reforma para adequação de layout, bem como adaptações a fim de atender às normas de acessibilidade conforme a NBR 9050/2020 (durante a publicação do Chamamento Público para a aquisição do imóvel, vigorava a NBR 9050/2015. Porém, a nova versão não alterou as regras a serem executadas na edificação) e a Resolução nº 81/2012 do CNMP, oferecendo inclusive maior segurança aos usuários. 

 

PRT 16: A Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região proporciona ao cidadão canais de comunicação de fácil acesso. Além do atendimento presencial e por telefone, oferece acesso por meio de sua página institucional na internet http://www.prt16.mpt.mp.br, em que é possível apresentar denúncias ou qualquer outra manifestação no canal de atendimento. Ainda, é frequente a solicitação de informações via mensagens eletrônicas, as quais são respondidas por servidores da procuradoria. Em relação às partes interessadas, é possível acessar o sistema MPT Digital e MPT Digital Administrativo, que permitem consultas a procedimentos finalísticos e administrativos, respectivamente, assim como o peticionamento eletrônico. 

Ademais, a Ouvidoria do Ministério Público do Trabalho consiste em um canal de comunicação direta entre o cidadão e a instituição que permite à sociedade não apenas solicitar informações ou realizar denúncias, mas também dar sugestões, criticar ou elogiar um serviço de atribuição do MPT, contribuindo para aprimorar o padrão de excelência das atividades realizadas por este. O serviço pode ser acessado: a) presencialmente, na sede da PRT da 16ª Região e em suas PTMs durante o horário de expediente; b) por via digital, através do link www.prt16.mpt.mp.br/servicos/ouvidoria; e c) por via telefônica, mediante telefone (98) 3131-8800. 

Outrossim, no que tange à transparência, por meio do Portal da Transparência do MPT, podem ser obtidas informações sobre membros, servidores, destinações de indenizações e multas decorrentes da atividade-fim institucional, bem como publicidade de termos de ajustamento de conduta (TACs) firmados com a PRT-16. 

 

PRT 17: Os imóveis da sede e subsedes (PTMs) atendem integralmente às prescrições de acessibilidade exigidas pela Lei 10.098/2000, regulamentada pelo Decreto 5.296/2004. Os prédios estão adaptados segundo as diretrizes e parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para que a acessibilidade seja plena, sem obstáculos ou qualquer barreira física que dificulte ou impossibilite o acesso das pessoas com ou sem dificuldade de mobilidade.  

As adaptações de acessibilidade foram projetadas para a facilidade de atendimento dos públicos interno e externo. Nas garagens, há vagas destinadas a pessoas com deficiência. Todas as sedes da PRT 17/ES possuem piso tátil, elevadores, portas adaptadas para acesso com cadeiras de rodas, placas indicativas em braile, com acessos e banheiros plenamente adaptados.  

No que tange ao acesso dos serviços via rede mundial de computadores, o portal eletrônico do Ministério Público do Trabalho no Estado do Espírito Santo busca cumprir a Resolução CNMP nº 89, de 28 de agosto de 2012, a qual determina que os sítios eletrônicos do Ministério Público adotem as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência. A Regional também cumpre o que determina a Lei 12.527/211 Lei de Acesso à Informação, nas condições estipuladas pelo art. 17 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e pelo art. 9º da Convenção sobre os Direitos das pessoas com Deficiência, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008, bem como às demais normas técnicas oficiais e legais aplicáveis à acessibilidade.  

Quanto aos serviços disponibilizados ao cidadão de forma eletrônica, o portal da PRT 17/ES segue as diretrizes traçadas pelo governo eletrônico em seu modelo de acessibilidade em governo eletrônico e, entre outros recursos de acessibilidade, oferece atalhos para acessar diretamente os principais blocos de informação, entre eles:  

0 – Ir à página sobre acessibilidade; 

1 – Ir ao conteúdo; 

2 – Ir ao menu principal; 

3 – Ir à caixa de pesquisa; 

4 – Ir ao rodapé; 

5 – Ir à alternância de contraste.  

Para dar maior efetividade ao cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Federal em 2004, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponibiliza todas as normas referentes à acessibilidade, editadas por seus diferentes comitês e comissões de estudo. O acesso aos documentos é gratuito e livre a qualquer cidadão interessado, bem como às instituições e órgãos públicos. 

A partir de novembro de 2021, o governo do estado do Espírito de Santo implementou a Central de Intermediação em Libras (CIL-ES), serviço de tradução simultânea de Libras para o português, e vice-versa, entre pessoas surdas e ouvintes, por meio de vídeo chamada, de acesso gratuito. O dispositivo digital já está em pleno funcionamento em todo o território do Espírito Santo e permite o acesso dos serviços disponibilizados pelo MPT no estado, tais como: oitiva, acolhimento de denúncias, entre outros, por meio desse canal de acessibilidade.  

A CIL-ES deve ser utilizada apenas em equipamentos públicos como, por exemplo, bancos estatais, fóruns, delegacias, hospitais públicos, serviços básicos de saúde públicos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), entre outros que prestam serviço à comunidade dentro do território do Espírito Santo. 

 

PRT 18: Nos últimos anos, o imóvel sede da PRT 18 passou por diversas adequações para atender às necessidades de acessibilidade dos usuários. Durante 2019, foi realizada a substituição do balcão da recepção da sede da PRT 18 para adequar às exigências de acessibilidade. Foi realizada também a instalação de sistema de interfones e voz nos elevadores, orientando os usuários quanto ao trajeto do elevador e em qual andar se encontram. Em 2023, não foram realizados serviços ou aquisições com o fim especial de atender à acessibilidade. 

O imóvel sede da PTM de Luziânia, em 2019, também passou por reformas e buscou-se atender também às normas de acessibilidade, apesar de ser um imóvel mais antigo. Em 2023, não foram realizados serviços ou aquisições com o fim especial de atender à acessibilidade. 

Especialmente quanto aos imóveis adquiridos em 2020 para sediar as PTMs de Rio Verde e Anápolis, o edital de Chamamento Público listou, como exigência, o atendimento às normas de acessibilidade, especialmente a NBR 9050/2015; portanto, em 2023, não foi identificada necessidade de adequação às normas de acessibilidade. 

 

PRT 19: Os imóveis da PRT 19 são parcialmente acessíveis. 

Na sede, em Maceió, a recepção, a sala de atendimento ao público e as salas de audiências, bem como o almoxarifado e a sala de segurança, são acessíveis. Na recepção, existe um WC, além de um telefone público, adaptados para pessoas com deficiência. 

No entanto, o acesso aos pavimentos superiores não dispõe de acessibilidade, uma vez que a edificação não possui elevador ou rampas, devido ao dispendioso valor necessário para realização das adaptações. 

Destaque-se que, desde 2020, iniciaram-se tratativas e procedimentos com vistas à aquisição/construção de nova sede para o MPT/AL, em Maceió, com um dos objetivos de respeitar toda a legislação relativa à acessibilidade. 

Foi realizado Chamamento Público, com o objetivo de adquirir imóvel que atendesse às necessidades da Regional, o qual restou frustrado. Diante disso, a Administração da PRT 19ª Região, em conjunto com a Administração central do MPT, iniciou, desde então, os procedimentos para a contratação de projetos destinados à ampliação e reforma da atual sede, a fim de possibilitar maior conforto e segurança para os seus usuários. 

Ademais, já foi contratado o aluguel de imóvel para abrigar a sede temporária da PRT 19 em Maceió, o qual irá observar todas as regras de acessibilidade enquanto não for finalizada a reforma da sede definitiva da PRT 19 em Maceió. 

Destaque-se que, neste momento, o imóvel está em fase de adaptação para que em 2024 receba a sede provisória da Regional. 

Quanto à sede da PTM de Arapiraca, por ser imóvel térreo, possui diversos ambientes acessíveis, apesar de necessitar de algumas adaptações. 

Ressalte-se que todas as modificações realizadas nos imóveis da Regional, por menores que sejam, levam em conta as normas de acessibilidade. 

A Procuradoria-Geral do Trabalho vem dando todo o apoio necessário a esta Regional, disponibilizando sua área de Engenharia e Arquitetura para assessoramento desta unidade que não dispõe de pessoal técnico habilitado para tal finalidade. 

 

PRT 20: Desde outubro de 2014, com a conclusão de obra especificamente destinada a esse fim, a PRT 20 está completamente adaptada e acessível a todas as pessoas, independentemente se possuem alguma deficiência ou não, proporcionando, com isso, uma maior aproximação entre o Ministério Público do Trabalho e o cidadão-usuário. 

Em relação aos serviços disponibilizados por meio da internet, cabe destacar que o portal do MPT em Sergipe, assim como nas demais unidades da Federação, foi desenvolvido de forma a possibilitar o seu acesso a todas as pessoas, sejam elas com ou sem deficiência. 

 

PRT 21: Em 2014, com o objetivo de dar cumprimento às normas de acessibilidade, foi constituída Comissão de Acessibilidade na PRT 21. 

A sede da PRT 21 em Natal-RN, inaugurada em 2011, atende às normas de acessibilidade. O prédio possui: rampas de acesso; plataforma de acesso para cadeirantes no auditório; balcão da recepção e guichê do protocolo rebaixados; elevadores convencionais com botoeiras em braile e aviso sonoro; vagas de garagem demarcadas para pessoa com deficiência; banheiros adaptados em todos os andares e na recepção; calçada e piso tátil direcional; vagas de estacionamento para pessoa com deficiência; entre outros equipamentos de adequação e acessibilidade.  

Os prédios das PTMs Mossoró e Caicó também estão adaptados as normas de acessibilidade.  

Além disso, a PRT possui terminal telefônico para deficiente auditivo (TTS), que permite responder com uma mensagem digitada, que é lida pelo assistente para a pessoa que fez a chamada.  

Também foram capacitados servidores no curso básico de Libras. E, desde 2017, utiliza o serviço online com intérpretes fluentes em Libras – Língua Brasileira de Sinais, além de contratar intérpretes de Libras para eventos e audiências públicas   

 

PRT 22: Quanto às medidas para garantir a acessibilidade aos produtos, serviços e instalações por cidadãos com alguma deficiência, com a conclusão dos serviços de reforma e adaptação da nova sede da PRT 22ª Região em 2023, a qual passou a funcionar a partir de 5 de outubro de 2023, o novo edifício atende plenamente às condições de acessibilidade.  

Quanto às instalações físicas na PTM de Picos-PI, também já está integralmente acessível. Já o prédio da PTM de Bom Jesus-PI, construído em 2015, atende plenamente a todas as condições de acessibilidade de membros, servidores e usuários da PRT 22ª Região. 

Assim, todas as instalações físicas das unidades da PRT 22ª Região no Piauí atendem plenamente às condições de acessibilidade. 

 

PRT 23: Os prédios que abrigam as sedes da unidade ministerial no estado de Mato Grosso foram adaptados com vistas à eliminação de barreiras arquitetônicas que dificultavam o acesso dos cidadãos com alguma deficiência. Assim garantimos o atendimento dos requisitos de acessibilidade, uma vez que o nosso prédio sede e todas as nossas PTMs estão adaptadas, atendendo à legislação vigente sobre o assunto. 

 

PRT 24: A sede e as PTMs contam com prédios próprios e que foram construídos em conformidade com a legislação vigente sobre o assunto. 

Em todas as unidades, há acessibilidade, com rampas de acesso, locais para atendimento, vagas de estacionamento específicas para cadeirante, idoso, bem como acessibilidade em banheiros, além de elevadores e plataformas elevatórias. 

Especificamente quanto à sede, há vaga de estacionamento para cadeirante em local coberto, considerando que temos uma estagiária cadeirante, facilitando assim o desembarque do veículo. No caso das PTMs, haverá estacionamentos cobertos, com futura instalação de painéis fotovoltaicos, possibilitando o ajuste de vagas especiais.