Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / 2023 / MPF / Mensagem do Procurador-Geral da República

Mensagem do Procurador-Geral da República

O Ministério Público Federal vive um momento de resgate do passado e de extrema dedicação ao futuro e aos valores constitucionais que nos guiam. Nossas responsabilidades, delegadas pelo constituinte em 1988, são inúmeras e de extrema importância para a preservação democrática, para garantias de direitos individuais e coletivos, para a preservação da estabilidade institucional e para permitir que as gerações futuras vivam em um país mais justo e igualitário.

Está sob nossa responsabilidade instigar que as políticas públicas delineadas pelo legislador sejam efetivamente implementadas e que aquelas estabelecidas sejam devidamente executadas. Para isso, é necessário estar sempre vigilantes, tendo como norteadores a harmonia entre os poderes e o respeito à dignidade.

Nossa atuação preconiza reconhecer e cobrar responsabilidades, em busca de punição e reparação justas. Nosso papel vai além do combate à corrupção e às organizações criminosas.

O olhar e a vigilância também devem se voltar para dentro. O Ministério Público Federal também tem o seu dever com a sociedade, de atuar de forma despersonalizada, imparcial e técnica, sem busca por protagonismo.

Nesse sentido, a transparência se vale como um importante instrumento para mostrar o compromisso da Instituição com a racionalidade no emprego de recursos públicos. É imperioso ressaltar que a boa gestão orçamentária tem os desafios de conciliar a crescente demanda na atividade-fim e a necessidade de modernização da Instituição com os recursos disponíveis.

A transparência estimula a inovação ao permitir que setores públicos e privados tenham acesso a dados relevantes. Isso favorece o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios sociais, econômicos e ambientais. Cabe a nós, zelosos da responsabilidade com o bem público, propor e promover inovações, melhorias e avanços nas nossas atividades, de forma a tornar cada vez mais eficiente o ofício, de forma a trazer cada vez mais retorno desse trabalho à sociedade.