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Visão Organizacional e Ambiente Externo

 Sumário

Estrutura organizacional

Modelo de negócio

Cadeia de valor

Cartas de Serviços

Acordos de cooperação

Canais de comunicação com a sociedade e as partes interessadas

 

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) é uma instituição de direito público de natureza autônoma, vinculada ao(à) procurador(a)-geral da República, com sede e foro em Brasília, Distrito Federal. Foi criada pela Lei nº 9.628, de 14 de abril de 1998, com os seguintes objetivos – conforme o art. 3º: 

I – iniciar novos integrantes do Ministério Público da União no desempenho de suas funções institucionais;

II – aperfeiçoar e atualizar a capacitação técnico-profissional dos membros e servidores do Ministério Público da União;

III – desenvolver projetos e programas de pesquisa na área jurídica;

IV – zelar pelo reconhecimento e a valorização do Ministério Público como instituição essencial à função jurisdicional do Estado.

 

A missão, a visão, os valores institucionais e as estratégias da ESMPU para um período de cinco anos são consignados no documento Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), cuja edição atual abrange o período compreendido entre 2020 e 2024.  

Figura-1.png

Mapa Estratégico da ESMPU: missão, visão, valores institucionais e objetivos estratégicos do PDI 2020-2024 

 

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Estrutura organizacional 

A estrutura organizacional da ESMPU teve significativa alteração com a publicação do novo Regimento Interno, aprovado pela Resolução Conad nº 5, de 22 de junho de 2020. Dessa maneira, o organograma da Escola passou a contar, a partir de junho de 2020, com quatro secretarias e três instâncias de assessoramento à Diretoria-Geral, sendo o Conselho Administrativo (Conad) o órgão máximo de caráter decisório.

  

ESMPU-Organograma_ESMPU.png

Organograma da ESMPU – PDI 2020-2024

 

O Conselho Administrativo (Conad) atua na deliberação das decisões estratégicas da Escola no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão administrativa. Entre as suas competências estão a aprovação do Plano de Atividades da ESMPU e do orçamento correspondente. 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela coordenação e condução dos processos de avaliação internos da ESMPU, bem como pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em atendimento à Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a qual determina que toda regulação se faça de modo articulado e com a representatividade de todos os grupos envolvidos. 

Além da Diretoria-Geral, do Conad e da CPA, as Coordenações de Ensino (CEs) compõem a estrutura de governança da ESMPU. Essas coordenações representam as vozes dos ramos do MPU dentro da Escola e são responsáveis pela elaboração, pela execução e pela supervisão do Plano de Atividades da ESMPU. Seus titulares e suplentes são indicados pelo procurador-geral do respectivo ramo e nomeados pelo(a) procurador(a)-geral da República. 

O Organograma da ESMPU, com as respectivas estruturas organizacional e de governança, pode ser visualizado de forma detalhada em http://escola.mpu.mp.br/estatico/organograma-2020.html. 

 

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Modelo de negócio 

A ESMPU é uma instituição de ensino superior, credenciada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria MEC nº 662, de 22 de maio de 2017, para a oferta de cursos de pós-graduação nas modalidades presencial e a distância. Além disso, classifica-se como escola de governo, uma vez que visa “reconhecer socialmente e valorizar o Ministério Público como instituição essencial à função jurisdicional do Estado”. Ademais, trata-se, ainda, de uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), nos termos da Lei nº 10.973/2004, conforme Estatuto publicado pela Portaria ESMPU nº 9, de 27 de janeiro de 2020. 

Nesse sentido, o modelo de negócio da ESMPU é voltado ao desenvolvimento do tripé acadêmico que abarca as dimensões conhecidas como ensino, pesquisa e extensão, além de englobar a perspectiva de inovação – dado que se trata de uma ICT. 

 

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Cadeia de Valor 

A operacionalização desse modelo é feita por meio de 25 macroprocessos, classificados em finalísticos, gerenciais e de suporte, conforme representação da Cadeia de Valor a seguir.

 

Figura-3.png

Cadeia de Valor da ESMPU 

 

Vale lembrar que a Cadeia de Valor representa um conjunto de atividades criadas para gerar valor aos diferentes públicos: discentes, docentes, pesquisadores, servidores, entre outros. Nesse sentido, o quadro a seguir correlaciona os macroprocessos da Cadeia de Valor, as áreas atuantes e o valor gerado por cada um desses itens. 

 

Correlação entre os macroprocessos da Cadeia de Valor, as áreas atuantes e o valor gerado

Tipo

Item da Cadeia de Valor

Áreas atuantes

Valor gerado

Finalísticos

Fortalecer a agenda com os ramos do MPU

Conad, Dirge, CEs

Fortalecimento institucional do MPU

Articular parcerias nacionais e internacionais

Dirge, Secin

Promover experiências de aprendizagem

Coeduc, LIA, Didec

Aperfeiçoamento e aprimoramento do MPU

Produzir estudos e pesquisas científicas aplicadas

Coeduc, LIA, Didec

Desenvolver e certificar competências

Coeduc, LIA, Didec

Publicar e disseminar conhecimentos

Coeduc, Didec, Divep

Disseminar a cultura da inovação e transformação digital

LIA, Didec

Inovação no MPU

Prospectar e fomentar ações de inovação

LIA, Didec, Coeduc

De suporte

Gerir docentes e pesquisadores

Coeduc, Didec

Melhoria no controle do banco de docentes e de pesquisadores

Realizar seleção para participantes das atividades acadêmicas

Coeduc, Didec

Melhoria no controle de seleção de discentes para as atividades

Produzir conteúdos educacionais

Coeduc, Copav, Divep e Didec

Melhoria da qualidade e redução do tempo de produção de conteúdos educacionais

Prestar suporte ao corpo acadêmico

Coeduc, Didec

Aumento na interação e satisfação dos públicos com os serviços acadêmicos ofertados

Avaliar cursos, eventos, discentes, docentes e pesquisadores

CPA, Coeduc, Didec

Melhoria da qualidade na realização das atividades acadêmicas e no desenvolvimento de pesquisa

Prestar apoio logístico e de infraestrutura para as atividades acadêmicas

Coeduc, Didec, Copav, Disup, Cevi, Disam, Dicom

Prestar suporte bibliográfico

Digi

Fornecimento do suporte bibliográfico necessário para as atividades acadêmicas e de desenvolvimento de pesquisas científicas aplicadas

Gerenciais

Gestão de Tecnologia da Informação

STI, Comitê Consultivo de TI

Melhoria da governança e da gestão dos ativos de TIC

Gestão Acadêmica

Conad, CEs, Dirge, Secin

Realização de atividades acadêmicas cada vez mais alinhadas às necessidades do MPU

Gestão Estratégica

Conad, Dirge, Secin, Assein, Asplan, Asdin

Cumprimento da missão institucional e aumento no controle das mudanças necessárias para o período (visão)

Gestão de Dados, Informação e Conhecimento

Digi, Dint, Diti, Disam

Melhoria do controle, da qualidade e da segurança dos dados e informações institucionais

Gestão da Conformidade Institucional

Assejur, GAB-Dirge, Secin, Secom, SA, STI

Potencialização da adoção de boas práticas de governança, gestão e compliance

Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil

Asspo, Diof, Cevi, Assag, Dicor e Didec

Melhoria da eficácia e da eficiência no uso do orçamento público

Gestão de Contratos, Serviços e Patrimônio

CLCE, Dicom, Disam, Dienge

Melhoria da eficácia, da eficiência e da qualidade dos serviços administrativos prestados

Gestão de Pessoas

DGP

Melhoria do controle dos recursos humanos

Gestão da Comunicação

Secom

Melhoria do controle e da qualidade da comunicação institucional interna e externa

Assessoria Jurídica

Assejur

Maior segurança jurídica aos atos administrativos

  

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Carta de Serviços 

A Carta de Serviços é um documento digital que consolida, de forma clara, concisa e acessível, os serviços ofertados pela ESMPU a seus usuários – em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Apresenta 29 serviços em formato navegável, com a respectiva descrição, informações de contato, formas de atendimento – presencial e a distância – e canais de comunicação da Escola, bem como os compromissos e padrões de qualidade de atendimento. 

Espera-se que a Carta confira mais transparência e publicidade às ações da ESMPU e promova um atendimento mais eficiente a seus públicos e, em sentido mais amplo, à sociedade. 

Acesse a Carta de Serviços em http://escola.mpu.mp.br/a-escola/institucional/carta-de-servicos-1. 

 

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Acordos de cooperação 

Em busca do alcance dos resultados estratégicos, a ESMPU celebrou novos acordos de cooperação e realizou atividades acadêmicas em parceria ligadas ao ensino e à extensão. A cooperação entre instituições com objetivos relacionados permitiu o intercâmbio de informações, assim como expertise, experiências e práticas bem-sucedidas. 

 

Novos acordos de cooperação celebrados em 2023

Parceiro

Objeto

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), com anuência da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional)

 Implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de atividades acadêmicas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, e, ainda, comunicação e produção científica de interesse mútuo das partes.

Ministério Público da Paraíba (MPPB)

 Implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de atividades acadêmicas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, e, ainda, comunicação e produção científica de interesse mútuo das partes.

Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)

Implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de atividades acadêmicas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, e, ainda, comunicação e produção científica de interesse mútuo das partes.

Ministério Público do Trabalho (MPT)

Cooperação técnica, logística e tecnológica entre as instituições, de modo a harmonizar os planos de atividades, promover capacitações e treinamentos cruzados e compartilhar bens e serviços necessários para bem cumprir esse acordo.

Conselho de Administração da Universidade da Flórida (UF)

Implementação de ações conjuntas que garantam atividades acadêmicas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, incluídas realizações conjuntas de cursos e seminários, desenvolvendo atividades de interesse mútuo das partes.

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

Disponibilização do inteiro teor das publicações de membros e servidores da ESMPU na plataforma da Produção Intelectual do MPDFT e nos demais sistemas utilizados por sua Biblioteca, na intranet e na internet, e, da mesma forma, permitir à ESMPU divulgar em seu portal as publicações produzidas pelo MPDFT.

Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (CEAF/ESMP)

Implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de atividades acadêmicas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, e, ainda, comunicação e produção científica de interesse mútuo das partes.

Tribunal Regional Federal da 3ª Região e Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (TRF3 - Emag)

Implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de atividades acadêmicas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão de interesse mútuo das partes.

Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA)

Implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de atividades acadêmicas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, e, ainda, comunicação e produção científica de interesse mútuo das partes.

Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por intermédio da Escola Nacional da Magistratura (ENM)

Implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de atividades acadêmicas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, e, ainda, comunicação e produção científica de interesse mútuo das partes.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Implementação de ações conjuntas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, e, ainda, transferência de conhecimento, comunicação e produção científica sobre a temática Ciências Comportamentais.

Universidade Católica Portuguesa - Escola do Porto da Faculdade de Direito

Protocolo de colaboração para o desenvolvimento de atividades de intercâmbio acadêmico na área de Direito entre as duas instituições.

 

Atividades decorrentes dos acordos de cooperação em 2023

Parceiro

Atividades decorrentes

Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)

  1. Realização da exposição “Toda vez que se fura uma obra, muitas outras surgem”.

  2. Realização de até três rodas de conversa com curadores/artistas e sociedade – Visita à exposição “Toda vez que se fura uma obra, muitas outras surgem”. Foram promovidas três visitações de escolas da rede pública de ensino:

    1. Em 21 de setembro de 2023, cerca de 30 estudantes do Centro Educacional São Francisco, de São Sebastião-DF, participaram de atividade com o curador da exposição na ESMPU.

    2. Em uma tarde de diálogo, em 9 de outubro de 2023, a exposição recebeu os alunos do Ensino Médio do Centro Educacional do PAD-DF, área rural do Paranoá.

    3. Em 11 de outubro de 2023, a exposição recebeu os alunos do 8º ano do Centro de Ensino 8 do Gama.

 

Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) – Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Conatetrap) –, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat)

 

  • Seminário “Exploração sexual, tráfico de pessoas e trabalho análogo ao escravo: pontos de conexão e fluxo de atuação”, realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2023.

 

 Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

 

  • Seminário híbrido “Discurso de ódio e seu enfrentamento”;

  • Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas;

  • Seminário híbrido “CNMP Talks: combate ao discurso de ódio”;

  • Cerimônia de entrega do Prêmio CNMP;

  • Curso de Aperfeiçoamento a distância “Convenções Partidárias e Registros de Candidaturas” (e Ministérios Públicos estaduais);

  • Curso de Aperfeiçoamento a distância “Desafios para as Eleições 2022” (e Ministérios Públicos estaduais).

 

 

Escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Nunes Leal

  • Curso de Aperfeiçoamento a distância “A Nova Lei de Licitações e Contratos”;

  • Cursos Livres:

Nova Lei de Licitações e Contratos: a montagem dos instrumentos da fase preparatória”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: contratação direta”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: execução de contratos e governança na fiscalização”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: governança, planejamento da contratação e gestão de riscos”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: interpretação, regulamentação e aplicação da Nova Lei de Licitações”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: linhas gerais do procedimento de licitação e seus modos de disputa”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: modalidades de licitação – concorrência; concurso; pregão invertido e diálogo competitivo”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: objeto da contratação – compras, obras, serviços, locação e alienação”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: os critérios de habilitação e seus procedimentos”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: panorama da Nova Lei de Licitações”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: procedimentos auxiliares – credenciamento e pré-qualificação”;

Nova Lei de Licitações e Contratos: regime de execução dos contratos; contratação integrada e semi-integrada”. 

 Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam)

 

  • Curso de Aperfeiçoamento presencial “Novas perspectivas sobre o combate ao crime organizado no contexto europeu e latino-americano” (parceria também com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco e com o The Siracusa International Institute for Criminal Justice and Human Rights – SII).

 

 

Faculdade de Direito da Universidad de Sevilla

 

 

  • Curso “Máster en Derecho Constitucional”.

 Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA)

 

  • 37º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo 2023 - Maceió - Alagoas, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2023.

 

 Instituto Brasileiro de Segurança Jurídica (Ibsejur)

 

  • Seminário “Direitos fundamentais em uma perspectiva comparada – Seminário Brasil Estados Unidos”, realizado no período de 31/8/2023 a 1º/9/2023.

 

 

Ministério Público Federal (MPF)

 

    • Acordo de cooperação para a realização do Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República. Vigência: 1º/10/2020 a 1º/10/2025.

Ministério Público do Trabalho (MPT)

 

    • XIV Curso de Ingresso e Vitaliciamento;

    • XV Curso de Ingresso e Vitaliciamento – 1ª parte – Módulo I;

    • III Simpósio Nacional e II Internacional de Povos Indígenas, Negros/as, Quilombolas e Religiosos/as de Matriz Africana e Afro-indígena: decolonialidade e dívidas históricas do Estado brasileiro no marco dos 200 anos da Independência.

 

 

 Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

 

  • Curso de Ingresso e Vitaliciamento (32º Concurso);

  • Curso de Aperfeiçoamento a distância “A atuação do Ministério Público perante a violência doméstica e familiar contra a mulher – Módulo I: atuação preventiva”;

  • Curso de Aperfeiçoamento a distância “A atuação do Ministério Público perante a violência doméstica e familiar contra a mulher – Módulo II: atuação criminal”.

 

 

 Ministério Público Militar (MPM)

 

  • Acordo de cooperação para a realização do Curso de Ingresso e Vitaliciamento de Promotores de Justiça Militar. Vigência: 21/11/2022 a 21/11/2027.

 

 

Instituto Brasileiro de Segurança Jurídica (Ibsejur)

 

  • Congresso de Segurança Jurídica (híbrido).

 

Universidade de Brasília, Conselho Administrativo de Defesa Econômica e Associação Brasileira de Direito e Economia

 

 

  • Seminário “Regulação e Concorrência – EaD”, realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2023.

 Universidade do Minho (UMinho)

 

  • Seminário Internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada” (etapa presencial com participação a distância);

  • Seminário Internacional “Cibersegurança, cibercriminalidade e criminalidade organizada transnacional – Brasília/Braga”: 2ª etapa – Braga.

 

 

 Universidade da Flórida

 

  • Curso de Especialização “Controle da Administração Pública”, a ser realizado no período de 2023 a 2025.

 

 Syracuse University College of Law

 

  • Master of Laws (LL.M.) – Webnário para tirar dúvidas, realizado nos dias 7 e 8 de março de 2023.

 

 

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Canais de comunicação com a sociedade e as partes interessadas 

O Portal da ESMPU (http://www.escola.mpu.mp.br) é o principal canal de comunicação entre a Escola e seu corpo acadêmico (integrantes do MPU e sociedade). Com o objetivo de dar publicidade e transparência às atividades de ensino, pesquisa e extensão e às ações de gestão da ESMPU, o Portal oportuniza a qualquer cidadão amplo acesso ao rol de atividades acadêmicas oferecidas e seu sistema de inscrições; aos conteúdos públicos acadêmicos produzidos pela instituição; às publicações, notícias, legislação e atos normativos; além de ser o meio de acesso ao Portal da Transparência. 

Gerenciado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), o Portal alcançou 1.411.175 visualizações no ano de 2023. No período foram publicadas 346 notícias, com mais de 7 mil visualizações. 

A Carta de Serviços ao Usuário da ESMPU, disponível também no Portal (http://escola.mpu.mp.br/a-escola/institucional/carta-de-servicos-1/carta-de-servicos-esmpu_final.pdf), traz a descrição dos serviços oferecidos pela instituição, as formas e os requisitos para acesso, bem como os compromissos e os padrões de qualidade de atendimento. Trata-se de uma orientação ao público sobre como, quando, onde e em que situação utilizar os serviços disponibilizados. Adicionalmente, são indicadas as principais fontes de informação e os canais de atendimento ao público, com as áreas técnicas e com a Ouvidoria da Escola. 

No Portal da Transparência da ESMPU, acessível em https://escola.mpu.mp.br/transparencia/portal-da-transparencia, estão consolidadas informações e prestações de contas acerca dos gastos públicos da Escola, de forma a permitir o aperfeiçoamento da fiscalização e do controle social e aproximar a sociedade da instituição. Ainda, na área da “Transparência”, localizada no menu superior do Portal, é possível acessar a Ouvidoria da Escola (https://escola.mpu.mp.br/transparencia/sic) e informações relativas a licitações, compras e contratos, concursos e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Para obter maior alcance, a Secom realiza também uma comunicação direcionada a seu público-alvo prioritário: membros e servidores do MPU. Pelo e-mail institucional, são encaminhados boletins informativos periódicos, edições do “ESMPU Informa” e malas diretas a mailings específicos a partir da atividade acadêmica promovida. 

 

Redes sociais 

Pela capilaridade e facilidade de disseminação de conteúdo para a sociedade, a ESMPU também está presente nas redes sociais. Possui perfil no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube, e conta atualmente com o total de 44.706 seguidores nessas plataformas. As 592 publicações realizadas no Instagram e no Facebook, em 2023, alcançaram 230.851 pessoas. 

Por meio do canal oficial no YouTube, a TV ESMPU realizou transmissão ao vivo, via streaming, de 11 atividades acadêmicas. Os vídeos dessas transmissões e outros conteúdos audiovisuais educacionais, como videoaulas, seminários e entrevistas, estão disponíveis em https://www.youtube.com/user/escolampu. Todo o conteúdo pode ser acessado, a qualquer tempo, por qualquer pessoa. Foram publicados 24 vídeos pela Secom em 2023, e o canal teve 62,6 mil visualizações.

 

Ouvidoria da ESMPU

A Ouvidoria da Escola Superior do Ministério Público da União foi criada pela Portaria nº 1.001, de 23 de março de 2017, estando vinculada diretamente à Diretoria-Geral, com a finalidade de contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pela ESMPU, bem como facilitar o acesso às informações aos cidadãos, proporcionando maior transparência às ações da instituição. A Portaria nº 105, de 7 de julho de 2020, aprovou e instituiu o Regulamento da Ouvidoria da Escola Superior. 

No ano de 2023, a Ouvidoria recebeu 88 processos com pedidos de informação, pedidos de providência, sugestões, reclamações, elogio e crítica. 

Todos os processos recebidos pela Ouvidoria foram encaminhados e respondidos pelas áreas responsáveis por prestar as devidas informações. Convém dizer, ainda, que os processos foram recebidos por intermédio de formulário eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que pode ser encontrado no sítio da ESMPU. 

O quadro a seguir apresenta os processos recebidos no período, classificados por assunto.

 

Processos recebidos pela Ouvidoria em 2023

Tipo de processo

Quantidade

Competência de outro órgão e/ou instituição

59

Pedido de informação

6

Pedido de providência

21

Reclamação

2

Sugestão

0

Crítica

0

Total: 88 processos

 

Observou-se que, no período analisado, a demanda mais recorrente refere-se ao assunto relativo à “Competência de outro órgão e/ou instituição”, com 59 processos. É possível que essa situação tenha ocorrido em razão de os cidadãos demandantes acreditarem que a ESMPU possui as mesmas competências do Ministério Público para solucionar seus questionamentos. 

Percebeu-se que houve muitas demandas relatando dificuldades com criação/alteração de cadastro, inscrição, acesso ao sítio eletrônico e/ou à plataforma acadêmica e emissão de certificado. Nesse sentido, as solicitações foram encaminhadas à área acadêmica responsável para prestação de auxílio aos cidadãos, bem como para ciência das principais dificuldades enfrentadas pelo público, a fim de aprimorar as atividades desenvolvidas. 

Desse modo, destaca-se que um número considerável de registros não era de demandas típicas de Ouvidoria.