Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / 2023 / MPT / Visão Organizacional e Ambiente Externo

Visão Organizacional e Ambiente Externo

Sumário

Onde atuamos

Visão geral organizacional e ambiente externo

Missão e Visão (Estratégia Organizacional)

Modelo de negócio

[topo]

Onde atuamos 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está presente em todo território nacional e estruturado em Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), 24 Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs) e 100 Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs).   

 Unidades_MPT_2023-1.png 

Legenda: PRTs onde atuamos 

 

[topo]

Visão geral organizacional e ambiente externo  

O Ministério Público do Trabalho (MPT) é um dos ramos do Ministério Público da União (MPU), instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, com autonomia funcional e administrativa. Tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores.  

O texto constitucional estabeleceu como missão geral do órgão defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a proteção dos interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis e para a concretização dos ideais democráticos e da cidadania. 

São atribuições do MPT promover a ação civil pública na Justiça do Trabalho para a defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados direitos sociais constitucionalmente garantidos aos trabalhadores; manifestar-se durante o processo trabalhista, quando entender que ali existe interesse público; ser árbitro ou mediador em dissídios coletivos; fiscalizar o exercício do direito de greve nas atividades essenciais; ajuizar as ações necessárias à defesa dos direitos de menores, incapazes e índios, derivados das relações de trabalho; recorrer das decisões da Justiça do Trabalho nos processos em que for parte e naqueles em que atua como fiscal da lei. Assim como os demais ramos do Ministério Público, o MPT também age para resolver conflitos administrativamente (fora dos processos que correm na justiça). Ao receber denúncias ou por ato próprio, pode instaurar inquéritos civis e outros procedimentos administrativos, notificar as partes envolvidas para que compareçam a audiências, forneçam documentos e outras informações necessárias. 

 

[topo]

Missão e Visão (Estratégia Organizacional) 

 Missão: Defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis para a efetivação dos direitos fundamentais do trabalho. 

Visão: Ser referência como instituição promotora do trabalho digno e do desenvolvimento socialmente sustentável. 

Valores: Autonomia Institucional, Legalidade, Transparência, Comprometimento, Proatividade, Ética, Resiliência, Sustentabilidade, Resolutividade, Unidade e Independência Funcional. 

 

Fundamento legal da organização  

Normativo 
Descrição 
Dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União. 

Dispõe sobre o Regimento Interno do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho. 

Dispõe sobre a criação, composição, atribuições e funcionamento de Subcâmaras de Coordenação e Revisão no âmbito do Ministério Público do Trabalho. 
Estabelece a organização das unidades e a fixação das atribuições dos ofícios no âmbito do Ministério Público do Trabalho. 
Dispõe sobre a criação, composição, atribuições e funcionamento das Coordenadorias Temáticas Nacionais. 
Dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público do Trabalho; altera a Resolução CSMPT nº 130, de 04 de outubro de 2016 e dá outras providências. 
Dispõe sobre o Regimento Interno da Corregedoria do Ministério Público do Trabalho e dá outras providências. 
Regulamenta Grupo Especial de Atuação Finalística (GEAF). 
Institui o Regimento Interno Administrativo do Ministério Público do Trabalho. 
Cria os Grupos de Atuação Especial Trabalhista no âmbito do Ministério Público do Trabalho e dá outras providências. 
Altera a Portaria que instituiu o Regimento Interno Administrativo do MPT. 
Altera a Portaria que instituiu o Regimento Interno Administrativo do MPT. 
Fixa as diretrizes de implementação da Resolução CSMPT nº 185/2021. 
Altera a Portaria que instituiu o Regimento Interno Administrativo do MPT. 
Disciplina a formação e o funcionamento os Grupos Especiais de Atuação Finalística – GEAFs no âmbito do Ministério Público do Trabalho. 
Altera o Temário Unificado do MPT. 
Altera a Resolução CSMPT 185/2021, que cria os grupos de Atuação Especial Trabalhista (GAET) no âmbito do Ministério Público do Trabalho e dá outras providências. 
Altera e consolida a Portaria PGT nº 739, de 05 de dezembro de 2016, que instituiu o Sistema Integrado de Governança da Gestão Estratégica do Ministério Público do Trabalho – SIGGE. 
Altera a Portaria que instituiu o Regimento Interno Administrativo do MPT. 
Altera a Portaria PGT nº 739, de 05 de dezembro de 2016, que instituiu o Sistema Integrado de Governança da Gestão Estratégica do Ministério Público do Trabalho – SIGGE. 
Altera a Portaria que instituiu o Regimento Interno Administrativo do MPT. 
Altera a Portaria que instituiu o Regimento Interno Administrativo do MPT. 
Regulamenta o Ato Conjunto PGR/CASMPU nº 1, de 17 de maio de 2023, no âmbito do Ministério Público do Trabalho, e dá outras providências. 

 

[topo]

Modelo de negócio

Entende-se por modelo de negócio um sistema que descreve como a organização gera e entrega valor às partes interessadas por meio da transformação de insumos (capitais, recursos, demandas) em produtos e resultados. Essa transformação ocorre por meio dos processos de negócio do órgão, norteados pela estratégia organizacional, e tem o fito de gerar e entregar valor para a sociedade, cumprindo a sua missão institucional. 

No MPT, os seus grandes processos de negócio foram divididos em Macroprocessos Finalísticos e Macroprocessos Gerenciais. Consideram-se macroprocessos finalísticos aqueles relacionados às atividades-fim do MPT, necessários ao cumprimento de sua missão e que agregam valor à sociedade diretamente. Já os macroprocessos gerenciais são processos ligados à estratégia da organização e ao seu funcionamento, relacionam-se à formulação de políticas e ao estabelecimento das diretrizes traçadas pela instituição, visando ao alcance das suas metas. 

Na tabela a seguir, consta detalhamento dos macroprocessos e correlação com alguns produtos/serviços gerados: 

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS 

Macroprocessos  

Descrição do Macroprocesso 
Alguns Produtos e Serviços 
Principais Clientes/ Beneficiados 
Realizar coordenação e revisão da atuação de membras e membros e órgãos do MPT 
Promove a integração e a coordenação dos órgãos institucionais do MPT; Encaminha informações técnico-jurídicas aos órgãos institucionais do MPT; Decide os conflitos de atribuição entre os órgãos do MPT. 
Órgãos institucionais integrados; Conflitos de atribuição entre os órgãos solucionados; Distribuição de processos. 
Direto: membras e membros 

Indireto: cidadãos 

Atuar por instrumentos estratégicos na defesa dos direitos fundamentais do trabalho 
Promove a atuação estratégica de membros, órgãos e unidades do MPT por meio de Ações Permanentes, Projetos, Grupos de Trabalho, Grupos Especiais de Atuação Finalística e Forças-Tarefas. 
Atuação estratégica com repercussão social relevante; Alcance de resultados inovadores; Unidade de tratamento em situações complexas; Enfrentamento concentrado de questões específicas. 
Cidadãos 
Atuar como órgão agente na defesa dos direitos fundamentais do trabalho 
Atuação judicial e extrajudicial (investigação de feitos com irregularidades trabalhistas, agente de articulação social, incentivando e orientando os setores não-governamentais e governamentais na execução de políticas de elevado interesse social). 
Recebimento de denúncias; Extrajudicial: Termo de Ajustamento Conduta; Instauração de procedimentos investigatórios; Inquéritos Civis Públicos; Audiência; Mediações; Judicial: Ações Civis Públicas e outras. 
Cidadãos 
Atuar como órgão interveniente na defesa dos direitos fundamentais 
Desempenha papel de fiscal da lei para intervir nos feitos judiciais em curso nos quais haja interesse público a proteger, bem como atuar em casos de competência originária dos tribunais. 
Pareceres em processos de competência da Justiça do Trabalho; Recursos; Atuação na regularidade do devido processo legal. 
Cidadãos 
Atuar em Autocomposição 
Promove a mediação, a negociação e a conciliação. 
Termos de Cooperação; Capacitações em Autocomposição; Documentos autocompositivos; Sessões de Mediação, de negociação e conciliação. 
Cidadãos 
Atuar em Arbitragem 
Promove a arbitragem, por meio da resolução de disputas fora dos tribunais, onde as partes em conflito escolhem um ou mais árbitros para tomar uma decisão que será vinculativa para ambas as partes. 
Documentos de arbitragem. 
Cidadãos 
MACROPROCESSOS GERENCIAIS 
Macroprocessos 
Descrição do Macroprocesso 
Alguns Produtos e Serviços 
Principais Clientes/ Beneficiados 
Gerir transparência e atendimento ao cidadão 
Promove a transparência dos dados, informações e resultados institucionais, em conformidade com os normativos vigentes, e promove assistência e suporte às demandas de atendimento ao cidadão. 
Portal da Transparência; Atendimento de demandas de órgãos de controle; Atendimento de pedidos de informação, denúncias e certidões oriundas de cidadãos; Atendimento de Ouvidoria. 
Cidadãos 

Órgãos de controle 

Regular e estabelecer políticas e diretrizes de atuação 
Regulamenta e atualiza normas; Altera a estrutura organizacional do MPT. 
Atos Normativos Internos. 
Direto: membras e membros; servidoras e servidores 

Indireto: cidadãos 

Gerir exercício funcional de membras e membros 
Promove controle institucional da atuação de membras e membros. 
Certificação da regularidade de serviço; Acompanhamento do exercício de magistério; Acompanhamento de residência fora do local de lotação. 
Direto: membras e membros 

Indireto: cidadãos 

Coordenar governança e gestão estratégica 
Promove o planejamento da gestão da estratégia institucional; Gerencia o Sistema de Governança; Gerencia processos organizacionais; Gerencia riscos coorporativos. 
Monitoramento da estratégia institucional; Modelagem de processos de trabalho; Execução e monitoramento de projetos; Reuniões dos Comitês de Governança; Identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação de riscos institucionais 
Direto: membras e membros; servidoras e servidores 

Indireto: cidadãos 

Prestar apoio técnico administrativo aos procedimentos e ações da área-fim 
Realiza atividades de secretaria e de suporte (perícias, pesquisas, análises) à atuação finalística. 
Tramitação documental; Secretariamento de audiências e reuniões; Organização de pautas de audiência e sessões judiciais; Perícias técnicas. 
Direto: membras e membros 

Indireto: cidadãos 

Gerir tecnologia da informação e produção de dados 
Promove segurança da informação e gerenciamento de dados; Promove inteligência da investigação e gerenciamento dos sistemas de informação. 
Sistemas Coorporativos, Negociais e Investigativos gerenciados; Políticas e normas de segurança da informação. 
Direto: membras e membros; servidoras e servidores 

Indireto: cidadãos 

Realizar atividades administrativas e de infraestrutura 
Promove contratação de bens e serviços; Gerencia infraestrutura física, imóveis e edificações; Gerencia serviços de viagens e atendimento em saúde do público interno. 
Aquisições e contratações; Manutenção predial; Concessão de diárias e passagens; Atendimento ambulatorial; Programas de promoção da saúde 
Direto: membras e membros; servidoras e servidores 

Colaboradores terceirizados 

Indireto: cidadãos 

Gerir segurança institucional 
Gerencia ações de segurança institucional e pessoal; Realiza transporte oficial. 
Inspeção física e ambiental; Segurança no acesso às instalações físicas; Manutenção preventiva e corretiva de veículos oficiais 
Direto: membras e membros; servidoras e servidores 

Colaboradores terceirizados 

Indireto: cidadãos 

Gerir pessoas 
Efetiva o provimento de pessoal; Gerencia desempenho, direitos, vantagens e benefícios; Realiza procedimentos disciplinares e desliga pessoal; Gere a Educação Coorporativa 
Posse de membras, membros, servidoras e servidores; Avaliação do desempenho funcional de servidoras e servidores; Concessão de licenças e afastamentos; Realização de recrutamento e seleção interna; Gerenciamento de jornada; Gerenciamento de folha de pagamento; Instauração de sindicância; Realização de treinamentos 
Direto: membras e membros; servidoras e servidores 

Indireto: cidadãos 

Realizar gestão orçamentária e financeira 
Planeja e executa orçamento; Realiza acompanhamento da execução orçamentária e financeira; Avalia desempenho orçamentário e financeiro. 
Programação orçamentária e financeira; Emissão de Notas de Empenho; Liquidação e pagamento de despesas; Executa obrigações tributárias. 
Direto: membras e membros; servidoras e servidores 

Indireto: cidadãos 

Gerir comunicação institucional 
Gerencia política de comunicação institucional; Gerencia relações públicas e relacionamento com a imprensa; Gerencia identidade coorporativa, propaganda e eventos institucionais 
Eventos institucionais; Comunicação inclusiva; Campanha, release, notícia, notas públicas, cards; Perfis em mídias sociais. 
Direto: membras e membros; servidoras e servidores 

Indireto: cidadãos 

 

A Cadeia de Valor do MPT apresenta uma visão sistemática dos macroprocessos finalísticos e gerenciais da instituição, delineando como cada um deles contribui para a realização dos objetivos organizacionais e para a entrega de valor à sociedade. Esse conceito, concebido por Michael Porter, procura estabelecer uma relação coerente entre a execução dos diversos macroprocessos e a geração de um produto ou serviço final destinado ao seu público-alvo. 

Como um diferencial estratégico, a Cadeia de Valor é capaz de impulsionar o aprimoramento dos serviços oferecidos e a eficiência operacional, assegurando transparência e responsabilidade. Proporciona um alinhamento mais preciso com a estratégia institucional e oferece múltiplos benefícios como: uma compreensão mais nítida dos processos internos, uma distribuição mais eficaz de recursos, suporte qualificado na tomada de decisões e, de forma contínua, incentiva o aperfeiçoamento dos processos organizacionais. 

A seguir, consta a representação gráfica atualizada do instrumento e, na sequência, o quadro com os respectivos normativos:    

Cadeira-Valor-MPT.png 

Legenda: Cadeia de valor do MPT 

 

Normativo 
Descrição 
Institui a Cadeia de Valor do Ministério Público do Trabalho. 
Altera a Portaria nº 823/2021, que institui a Cadeia de Valor do Ministério Público do Trabalho. Inclusão do macroprocesso finalísticos “Atuar em Autocomposição”. 
Incluir macroprocesso finalístico, “Atuar em Arbitragem”. 

 

Em 2023, foi publicada a Portaria nº 309/2023 que instituiu a Arquitetura de Processos de Trabalho do MPT 

Trata-se de um instrumento gerencial que consolida o rol dos principais processos de trabalho da organização, desdobrando a Cadeia de Valor, o que possibilita uma visão mais enriquecida de como cada processo se interrelaciona e contribui para a missão institucional. 

Os processos representam fluxos de trabalho transversais e não necessariamente pertencem a um determinado segmento ou órgão. A arquitetura, estruturada em três níveis, apresenta a estrutura geral do sistema de processos de trabalho, a partir de uma visão holística e integrada da organização, de forma que possam ser compreendidos, comunicados e otimizados. 

O documento na íntegra, com o rol de todos os processos de trabalho identificados, pode ser acessado clicando aqui (Anexo da Portaria nº 309/2023).

Normativo 
Descrição 
Institui a Arquitetura de Processos do Ministério Público do Trabalho. 
Anexo contendo o rol de processos que compõem a Arquitetura de Processos 
Altera a Portaria PGT 309/2023 que instituiu a Arquitetura de Processos do Ministério Público do Trabalho. 

 

Ademais, o Ministério Público do Trabalho mantém, em sua página na internet, repositório do portfólio dos processos mapeados, com a respectiva documentação produzida, e um painel BI correlacionando toda a estrutura de processos da instituição. Todas essas referências podem ser consultadas por meio desse link. 

Na sequência, imagem representativa da estrutura de processos do MPT:

Estrutura-Processos-Trabalho-MPT.jpg

 

Instrumento 
Nível de Processos 
Cadeia de Valor 
0 (Macroprocessos) 
Arquitetura de Processos 
0, 1, 2 
Portfólio de Processos 
1, 2, 3, 4 

Legenda: Estrutura de processos de trabalho 

 

Organograma_Institucional_MPT_2023.png

Legenda: Organograma Institucional

 

Organograma_ADM_MPT_2023.png

Legenda: Organograma Administrativo